segunda-feira, 28 de março de 2022

Melão: Doce, Versátil e Delicioso!

 


Existem vários tipos de melão, um fruto doce e saboroso, cultivado de uma planta rasteira, que pertence à família Cucurbitaceae. Desta mesma família são também a abóbora e o pepino, que tecnicamente são frutos, e costumam ser consumidos em receitas doces e salgadas. Existe uma variedade de tipos de melão, com diferenças de cores, texturas e sabores, como o melão amarelo, o pingo de mel, o melão Gália e o Cantaloupe. 🍈

O melão é um fruto com polpa macia, composto por cerca de 80% de água e por uma quantidade não muito grande de açúcares. É bastante rico em sódio, potássio, magnésio e cálcio. Quanto mais alaranjada a coloração da polpa, maior a concentração destes nutrientes.

Devido a seu alto teor de água e fibras, o melão tem efeito diurético e levemente laxante, auxiliando o trânsito intestinal. A presença de potássio ajuda também no controle da pressão arterial. Como fornece uma quantidade não muito alta de carboidratos, o melão é uma boa opção para a manutenção de um peso saudável, podendo ser inserido em dietas com restrição calórica.

Rico também em vitamina C, o melão tem ação antioxidante, ajuda o corpo a se manter saudável, fortalece o sistema imunológico e participa da formação de colágeno, ossos e glóbulos vermelhos. Facilita também a absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal.

O melão é um fruto versátil que pode ser consumido de maneiras muito variadas: em saladas doces ou salgadas, natural em cubos, como compota ou em doces caseiros, como geleia, sucos e chás.

As melhores safras de melão ocorrem na primavera e início do verão. Antes de aberto, pode ser mantido em temperatura ambiente. Depois de aberto, deve ser guardado na geladeira, coberto por filme plástico.

Não existem contraindicações para o consumo de melão, mas, claro, é um fruto que deve ser consumido com moderação, como qualquer outro.

Estou à sua disposição para elaborarmos um plano alimentar para você, que inclua o melão e outras opções nutritivas e saudáveis, pensadas especialmente para as suas necessidades! 😊

#melão #melaosaudavel #melao #comidadeverdade #reeducacaoalimentar

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: