domingo, 20 de março de 2022

Queijo Sem Lactose: Todo Mundo Pode

 


Os queijos tradicionais fazem parte de muitos pratos adorados no mundo inteiro, seja em aperitivos, em receitas salgadas e doces ou em lanches. Mas, e os intolerantes ou alérgicos à lactose? Eles têm que desistir de comer queijo?

Não, não tem. Eles precisam apenas de alguns cuidados adicionais. A boa notícia é que existem versões de queijo sem lactose, e elas têm se tornado muito populares nos últimos anos.

Quando o leite é aquecido e resfriado, grande parte da sua lactose é descartada pelo soro. Durante o processo de maturação do queijo, a lactose é transformada em ácido lático. Isso porque as bactérias usadas neste processo consomem a lactose, reduzindo seu teor a quase zero.

Os queijos frescos, mais brancos e com mais água possuem mais lactose que os maturados. A muçarela de búfala, por exemplo, possui cerca de 2 g de lactose a cada 100 g, enquanto o provolone possui bem menos: apenas 0,1 g a cada 100 g. Alguns fabricantes também adicionam a enzima lactase ao leite, que justamente "quebra" a lactose, tornando-o um produto "zero lactose".



 

Existem também os queijos com base em leite vegetal, polvilho azedo e ágar-ágar, que são saborosos e podem ser servidos com azeites aromatizados, deixando-os ainda mais gostosos. É o caso do tofu, por exemplo.

A lactose é um açúcar presente em todo leite de origem animal. No organismo, esse açúcar é quebrado e suas moléculas viram energia. A incapacidade, parcial ou total, de digerir esse açúcar é o que define a intolerância à lactose. E essa incapacidade faz com que o açúcar seja fermentado por bactérias, provocando dores de barriga, diarreia, flatulência e outros sintomas.

Os queijos sem lactose são uma ótima alternativa para os alérgicos ou intolerantes, bem como para os veganos, que não comem produtos de origem animal. Mas, não descarte a possibilidade de saboreá-los, mesmo que você não faça parte destes grupos. Provavelmente você vai se surpreender com seus sabores e possibilidades de combinações! 🧀

#semlactose #queijosemlactose #intolerantealactose #intoleranciaalactose #nutricaoesaude

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: