quinta-feira, 3 de março de 2022

Banana é Tudo de Bom!

 


Engana-se quem acredita que a banana seja inimiga de quem deseja fazer dieta. É uma fruta que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e de bem-estar, podendo perfeitamente ser incluída em uma alimentação saudável, mesmo para quem deseja emagrecer. Uma banana média costuma pesar cerca de 100g e ter pouco menos de 90 calorias.

Os açúcares da banana - sacarose, frutose e glicose - quando combinados às suas fibras, promovem grande energia ao corpo. Além disso, a fruta possui vitamina B6 e potássio (aliados da saúde cardiovascular), vitaminas C, B1, B2, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Contém também compostos antioxidantes, fibras e triptofano - um aminoácido envolvido na produção serotonina, que tem papel fundamental na regulação do sono, temperatura, apetite, atividade motora, funções cognitivas e até no humor.

São muitos tipos de banana, que diferem entre si basicamente pelo formato e sabor - sendo que as vantagens nutricionais são praticamente as mesmas. As mais comuns são a banana nanica, banana prata, banana maçã, banana da terra e banana ouro.

Bananas são ricas em dois tipos de fibras: pectina e amido resistente. Elas ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Como possuem baixo índice glicêmico, seu consumo não causa grandes picos nos níveis de açúcar no sangue. O consumo de fibras é associado a muitos benefícios para a saúde, entre eles a melhora da digestão.



 

Existem muitas opções de como consumir a banana. Ela é deliciosa in natura, mas pode ser servida em rodelas com outras frutas, amassada com cereais, castanhas ou cacau em pó. Pode ser assada, frita ou batida com gelo e leite, compondo uma deliciosa vitamina. Até a casca é usada, para produzir a "carne de casca banana", muito nutritiva e surpreendentemente deliciosa.

Definitivamente banana é tudo de bom! 🍌Comendo banana com moderação você sentirá prazer sem culpa e ainda terá muitos benefícios à sua saúde!

#amobanana #banana #bananas #bananaésaúde #comacommoderação



 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: