quinta-feira, 10 de março de 2022

Anemia é Mais Comum nos Vegetarianos?

 


A abundância de ferro nas proteínas animais faz algumas pessoas acreditarem que as dietas vegetarianas sejam necessariamente pobres neste nutriente - e que a anemia, em consequência disso, seja inevitável. Mas isto está muito errado!

Na verdade, a prevalência de anemia em populações vegetarianas é idêntica à encontrada em populações não-vegetarianas. Ou seja, o cuidado com a anemia deve ser tomado por todas as pessoas - independente de comerem carne ou não.

A alimentação vegetariana tem muitas opções de alimentos ricos em ferro, como feijão, lentilha, ameixa seca, linhaça e couve manteiga. Esses alimentos podem perfeitamente suprir a necessidade de ferro e evitar a anemia. Além disso, podem também ser combinados às frutas cítricas, como laranja e acerola, para, desta forma, aumentar a eficiência da absorção do ferro.

Existem também produtos enriquecidos com ferro e outros minerais, como farinha de arroz, achocolatados e bolachas com sementes, que podem ser usados por vegetarianos que queiram complementar sua alimentação.

A dieta vegetariana é baseada no consumo de alimentos de origem vegetal, uma escolha que pode ser muito saudável. Os vegetarianos costumam, de forma geral, ter uma alimentação bem balanceada, rica em variedades, e com outras fontes de proteína que não as carnes. Uma alimentação composta por grãos, verduras, legumes e frutas pode, sim, fornecer o Ferro (para evitar a anemia), além de toda a proteína, aminoácidos, gorduras essenciais, minerais e vitaminas (com a exceção da vitamina B12) necessários para a manutenção de uma saúde excelente.

A dieta vegetariana, como qualquer outra, deve ser acompanhada por um profissional de nutrição, que saberá elaborar cardápios e composições alimentares que nutram de maneira efetiva seus praticantes, com riqueza de sabores e opções.

Feita corretamente, a dieta vegetariana oferece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. O ideal é procurar um nutricionista para assegurar que sua dieta, seja ela qual for, seja a mais adequada para você! Conte comigo!

#souvegetariano #comidadevegetariano #vegetarianosaudavel #amoservegetariano #opcoesvegetarianas

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: