sábado, 12 de março de 2022

Tartar de Atum

 


O tartar quase sempre é associado a pratos mais sofisticados, mas no fundo, seus ingredientes são simples e sua composição bastante saudável. Ótimo para os dias mais quentes, podem ser servidos como entradas ou como prato principal.

O nome "tartar" faz referência aos Tártaros, um grupo étnico turcomano da região da península da Crimeia, na costa norte do Mar Negro, e em algumas regiões da Rússia e da Turquia. Mas, na verdade, esse povo não é o responsável pela criação do prato, e sim, os europeus. A história é curiosa.

Seu nome foi batizado como uma referência não muito positiva aos tártaros, que eram um povo bárbaro, considerados pelos europeus como muito brutos. O tartar, sendo preparado com carne crua, foi associado ao hábito considerado primitivo, atribuído aos tártaros: o de comer seus alimentos crus.

Hoje em dia, muitos tipos de tartar são apreciados em todo o mundo. São pratos deliciosos, feitos com carne, peixes, legumes e até mesmo com frutas. O que caracteriza um tartar é a utilização dos seus ingredientes crus, temperados e muito bem misturados.

Você vai se surpreender com esta receita de Tartar de Atum com Abacate. É fácil, saudável e deliciosa!

INGREDIENTE:
- 150g de atum fresco;
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 30g de cebolinha picada
- 4 fatias finas de abacate
- Sal, limão e pimenta a gosto

MODO DE FAZER:
Pique o atum em cubinhos de aproximadamente meio centímetro. Em seguida, em um prato, tempere com o azeite, o limão, a cebolinha picada, sal e pimenta. Disponha em um prato, usando as fatias de abacate para decorar. Se preferir, corte os abacates em cubinhos e misture ao atum.

Sirva imediatamente, fresco, para que mantenha a cor e a estrutura.

O atum fresco é delicioso, saudável e uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, ômega 3, ferro, magnésio, potássio, fósforo, selênio, vitaminas B3, vitamina B6 e vitamina B12. E ainda é pouco calórico: cada 100g tem somente 108 calorias.

O tartar de atum com abacate é um prato leve e delicioso, com alimentos naturais e funcionais, que vai virar um "queridinho" na sua mesa. Bom apetite!

#tartardeatum #tartar #receitasaudável #dicanutri #comidasaudável

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: