sexta-feira, 1 de julho de 2022

Alimentação Para Um Bom Desempenho Nas Provas E Vestibular

 


Existe uma relação direta entre alimentação, saúde e bem-estar físico e mental dos indivíduos, mas você sabia que a alimentação também influencia nosso sucesso nos estudos e nos dias de provas?
 
Refeições equilibradas e alguns alimentos podem melhorar nossa concentração e memorização, além de evitar a ansiedade e estresse que ocorrem antes e durante as provas. Quem está se preparando para o vestibular sabe que o período pode ser de muita preocupação e ansiedade. Então, se a alimentação pode contribuir com esse processo, vale a pena prestar atenção em algumas dicas.

Não pule refeições e tome cuidado com dietas da moda, tais como lowcarb, jejum intermitente e outras que excluem algum nutriente ou alimento. Dietas muito restritivas e as que excluem carboidratos, quando não são orientadas, podem gerar mau humor, perda de atenção e concentração, tudo o que não se espera de uma pessoa que está estudando para uma prova. Lembre-se que os carboidratos são as principais fontes de energia para o cérebro.
 
Durante a preparação para as provas e vestibulares, é muito comum que os estudantes descuidem de sua alimentação. Muitos passam horas sem se alimentar, pois estão imersos nos estudos e optam por salgadinhos, fast foods, refrigerantes, coxinhas e outras frituras. Quando consumidos em excesso, esses alimentos prejudicam o organismo e afetam o desempenho nos estudos.
 
Uma alimentação saudável contribui para a memória, aumenta a imunidade, melhora o sono, a concentração e a atenção. É importante fazer de cinco a seis refeições por dia, o que inclui café da manhã, almoço, jantar e lanches leves intercalados.

O local escolhido para realizar seu estudo é primordial, seja no colégio, no cursinho ou em um espaço da universidade. Muitos vestibulandos estudam fora de casa e, por isso, precisam se alimentar em restaurantes. Se você não consegue levar uma marmita saudável de casa, opte por restaurantes que servem refeições saudáveis. Geralmente os restaurantes por quilo oferecem uma boa variedade de alimentos, o que possibilita escolher refeições equilibradas.

Frutas e hortaliças não podem faltar no dia a dia dos jovens. Elas exercem efeitos neuroprotetores e antiinflamatórios devido ao alto teor de vitaminas, fibras e polifenóis. Além disso, as frutas são excelentes opções de lanches e sobremesas.

Peixes como cavala, salmão, sardinha, atum e o bacalhau são alimentos que se destacam nutricionalmente quanto à quantidade e qualidade das suas proteínas, à presença de vitaminas e minerais e, principalmente, por ser fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3, eicosapentaenoico (EPA) e docosaexaenoico (DHA). O consumo desses lipídios traz benefícios no desenvolvimento cognitivo, concentração e memória.
 



É importante não exagerar no chocolate. O cacau e o chocolate (principalmente o amargo) atuam como alimentos funcionais, pois carregam substâncias como polifenóis e flavonóides, que têm ações antioxidantes e anti-inflamatórias. Propriedades antidepressivas, além da prevenção de doenças cardiovasculares, doenças do SNC e humor, também têm sido associadas a este “Alimento dos Deuses”. Contudo, evite exageros, afinal de contas, o consumo excessivo é muito calórico e pode trazer problemas. No dia da prova, leve um chocolate pequeno.

Também tenha cuidado com o excesso de café e energéticos. Muitos alunos exageram no café e bebidas energéticas para virar a madrugada estudando. O excesso dessas bebidas pode causar ansiedade e insônia. O sono é fundamental para o descanso e a manutenção da concentração nos estudos. Se você adora café, beba no máximo três xícaras pequenas (50ml) por dia. E claro, a hidratação é fundamental para o estudante. Beba em torno de 35 ml/Kg de líquidos para manter a saúde. Beba água, água de coco, sucos naturais e sem adição de açúcares. Evite refrigerantes e alimentos gordurosos e doces, como frituras, batata frita, feijoada, preparações com molhos brancos e bife à milanesa, pois podem causar sonolência e atrapalhar os estudos. O excesso de doces deve ser evitado por serem absorvidos muito rapidamente, podendo provocar fadiga de forma precoce.
 
Vale enfatizar que bebidas como o suco de maracujá também podem causar sono e devem ser consumidas próximo ao horário de dormir. Estes alimentos também não devem ser consumidos no dia da prova.
 
No dia da prova, é importante tomar um bom café da manhã, composto por pães ou cereais, frutas, iogurtes, queijos ou leite. Não vá em jejum. Grandes períodos em jejum podem prejudicar o aproveitamento. Leve alguns alimentos para não sentir fome durante a prova, como frutas, chocolate (pequeno) amargo preferencialmente, biscoitos sem recheio e pouco açucarados e barrinhas de cereais. 

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

 

Nacif, M; Furlan, R. Saiba como se alimentar para ter um bom desempenho nas provas e no vestibular. Nutrição em Pauta. Disponível em: www.nutricaoempauta.com.br Acessado em: 01/07/2022.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Comer Em Festas: Dicas Para Não Exagerar

 


Aniversários, churrascos aos finais de semana, confraternizações da empresa, almoço para encontrar os familiares, jantar com amigos, casamentos e outras comemorações nos fazem, muitas vezes, sair da linha, exagerando na quantidade de comidas e de bebidas. Mas não tenha dúvidas: é possível manter sua vida social e, ainda assim, não comer demais nesses eventos.

Não podemos deixar nosso desejo de ter uma vida saudável de lado, mas existem maneiras de amenizar a situação e evitar aquele sentimento de culpa no dia seguinte, sem deixar de aproveitar estes momentos tão importantes nas nossas vidas.

Uma dica fundamental é que você evite chegar ao evento com fome. Faça um lanche leve antes de sair de casa, comendo uma fruta ou uma saladinha, evitando ficar mais de 3 horas sem comer. Estipule, antes do evento, uma quantidade que considera razoável do que irá comer. Por exemplo: 4 salgadinhos, 4 docinhos e uma fatia de bolo. Aproveite o momento e distraia-se conversando e interagindo com os amigos e conhecidos, sem focar-se na comida.

Durante a festa, pense nos excelentes motivos pelos quais decidiu ter uma vida saudável e não pense que aquela será a última oportunidade para comer aquilo que está sendo servido. Se houver buffet, procure servir-se, evitando que outras pessoas sirvam o seu prato, pois é provável que elas, querendo agradar, acabem servindo fartamente o que está sendo oferecido.

Preste atenção também ao consumo das bebidas alcoólicas, pois elas são muito calóricas. Prefira água com gás, ou refrigerantes light ou zero. E, não caia na tentação de levar um pratinho de gostosuras da festa para a sua casa!

Outra dica valiosa é levar sua escova de dentes na bolsa. Assim que tiver terminado de comer, retire-se para escovar os dentes. A sensação de frescor em sua boca evitará o ímpeto de continuar comendo.

Nestes eventos, coma o que tem desejo, mas sempre de forma moderada. Assim, você poderá comer hoje, amanhã e sempre, sem culpas e sem privações exageradas e desnecessárias.

#comersemexagero #dietasaudavel #comermoderadamente #alimentacaosaudavelsempre #comidadefesta

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Repolho


 


O repolho é rico em fibras e uma excelente fonte de vitamina C, além de conter betacaroteno, o precursor da vitamina A. Possui também quantidades significativas de potássio e folato. Sabe-se que o consumo do repolho está ligado a um menor risco de câncer de cólon, graças aos bioflavonóides, aos indóis e outras substâncias que retardam o crescimento dos tumores causados pelos radicais livres.

Entretanto, o alimento pode causar distensão abdominal e flatulência, principalmente em pessoas com desequilíbrio na flora intestinal, por conter grandes quantidades de compostos enxofrados.

Ao comprar, o repolho deve ser firme, compacto e sem rachaduras. As folhas não devem ter manchas escuras e perfurações. Entre as cabeças de mesmo tamanho escolha as mais pesadas. A melhor época para comprar é entre março e abril.

 


Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.