sexta-feira, 26 de abril de 2024

Própolis na Saúde da Mulher

 

Própolis apresenta uma notável ação terapêutica em múltiplos campos: imunoestimulante, antioxidante, anticancerígeno, anti-inflamatório, analgésico, cicatrizante, anti-hiperglicêmico, antiviral, antibiótico, antifúngico. Estudos recentes mostram que esta resina também pode ser de grande ajuda na saúde feminina.

 

Cólica menstrual

Dismenorreia é o termo que define a dor durante a menstruação, geralmente localizada na pelve ou no abdômen inferior. Seu início coincide com a menstruação e os sintomas duram de 2 a 3 dias, podendo variar de intensidade. A endometriose é uma causa comum de dismenorreia. Algumas pesquisas mostram que própolis pode ajudar no controle de cólicas menstruais, sendo até superior quando comparado com medicamentos como ibuprofeno.

 

Combatendo a dor

Evidências indicam que o uso de cápsulas de própolis (500 a 1000 mg começando alguns dias antes do período menstrual) pode reduzir a cólica, sem efeitos adversos. Assim, a resina poderia ser uma alternativa aos anti-inflamatórios não esteroides no combate à dor. Três derivados do ácido p-cumárico isolados de uma amostra de própolis verde demonstraram efeito relaxante da musculatura lisa, concluindo que ele pode ser efetivo na redução da dor uterina por meio de seus efeitos anti-inflamatórios e antiespasmódicos. A dose de 500 mg equivale a 2 ml (60 gotas) de extrato de própolis a 25%. A formulação em cápsulas traz mais praticidade.

 

Endometriose

Endometriose é uma doença que afeta cerca de 10% de todas as mulheres em idade reprodutiva, tendo como principais características clínicas a dor pélvica, com períodos menstruais extremamente dolorosos, e a infertilidade. O tratamento médico atual, visando à redução da atividade estrogênica, não mostra resultado suficiente devido aos seus efeitos colaterais e interferência na função reprodutiva. Própolis apresenta propriedades anti-inflamatórias, que podem ser úteis no tratamento da endometriose.

 


Infertilidade

A associação entre a ocorrência de endometriose e infertilidade é reconhecida há muito tempo. Em um estudo, 40 mulheres com endometriose leve e infertilidade, que tentaram engravidar sem sucesso por pelo menos dois anos, tomaram 500 mg de própolis ou placebo 2 vezes por dia durante nove meses. O grupo do própolis teve uma taxa de gravidez significativamente maior (60%) do que o grupo placebo (20%), sem efeitos adversos.

 

Candidíase

Infecções causadas por microrganismos do gênero Candida estão se tornando um crescente problema de saúde em todo o mundo. Esses fungos são comensais oportunistas que podem produzir infecções, clinicamente conhecidas como candidíase, em indivíduos imunocomprometidos. Candida albicans é um fungo que avança no organismo humano quando a imunidade está baixa. O uso indiscriminado de diferentes tratamentos antifúngicos tem desencadeado a resistência das espécies de Candida às terapias atualmente utilizadas. Nesse sentido, própolis tem demonstrado potentes propriedades antimicrobianas e, portanto, pode ser utilizado na inibição de espécies de Candida.

 

Baixa imunidade

Candida é uma levedura que tipicamente reside na pele, na boca, no intestino e na vagina e, de forma geral, não causa danos. No entanto, em determinadas condições de baixa imunidade, a Candida pode infectar as membranas mucosas e as zonas úmidas da pele. Pesquisas mostram que própolis inibe os fatores de virulência deste fungo de difícil erradicação, é capaz de prevenir a formação de biofilmes de várias espécies de Candida e de destruir os biofilmes maduros, juntamente com uma redução significativa na produção de filamentos, que facilitam a adesão da Candida na superfície das mucosas.

 

Combatendo o fungo

Biofilmes são estruturas complexas que envolvem e protegem a Candida como um escudo impenetrável, dificultando a ação de células de defesa do sistema imune e de medicamentos antifúngicos. Além de sua ação contra os fungos, estudos publicados em diversas revistas científicas evidenciam que própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico. O tratamento da candidíase é feito com a associação de diversos ativos, o própolis entra como coadjuvante e a dose deve ser ajustada para cada caso específico.


Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referências Bibliográficas:

*Obstetrics & Gynecology Science 2019. Effect of bee propolis on primary dysmenorrhea: a randomized clinical trial.

*Annals in Medicine & Surgery 2021. IN-SILICO dynamic analysis of Sulawesi propolis as anti-endometriosis drug: Interaction study with TNF alpha, NF-kB, estrogen, progesterone & prostaglandin receptors.

*Int J Molecular Science 2024. Biological Activity & Chemical Composition of Propolis Extracts with Potential Use in Vulvovaginal Candidiasis Management.

*J Agricultural & Food Chemistry 2020. Anti-inflammatory & anti- candida effects of brazilian organic propolis, a promising source of bioactive molecules and functional food.

*Microorganisms 2022.  Antifungal properties of chemically defined propolis from various geographical regions.

 

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Mofo: Jogo o Alimento Inteiro Fora?

 

De vez em quando deixamos um alimento um pouco mais tempo armazenado e, quando lembramos, vemos que apresenta manchas de mofo/bolor. Algumas vezes essas manchas estão concentradas apenas em uma parte do alimento, e sentimos vontade de cortar só aquele pedaço comprometido e comer o restante. Mas será que podemos mesmo fazer isto?

O mofo é uma colônia de fungos que se desenvolvem na matéria orgânica, tendo inclusive a capacidade de decompô-la. Esses fungos - e seus esporos, que se espalham muito facilmente - muitas vezes não são visíveis ao olho nu, mas, mesmo assim, podem ser bastante tóxicos.

Por isso, ao menor sinal de mofo, considere o alimento como estando todo contaminado e simplesmente jogue-o fora por inteiro. A ingestão de qualquer pedaço dessa comida causa riscos à saúde, que podem ir muito além de um simples mal-estar. As toxinas presentes em um alimento contaminado podem levar a quadros de diarreia, vômitos, intoxicação alimentar severa e até a reações alérgicas graves.

Tenha cuidado para que os alimentos estejam sempre armazenados em lugares secos e arejados. Mantenha as frutas, legumes e verduras na geladeira. Ambientes úmidos e quentes são muito favoráveis para o crescimento de bolores.

Alguns alimentos específicos, como certos tipos de queijo (como o brie ou gorgonzola, por exemplo), podem conter mofo e bolores. Mas são espécies comestíveis, conhecidas e sabidamente seguras para consumo. Tenha em mente, porém, que isto definitivamente não se aplica a qualquer alimento nem a qualquer tipo de mofo/bolor.

Inspecione cuidadosamente o alimento antes de consumi-lo. Verifique todas as partes dele em busca de qualquer mancha ou sinal. E, sempre que encontrar um alimento com mofo, não consuma. Nada, nenhuma parte. Descarte-o imediatamente, pois ele pode contaminar outros alimentos que estejam por perto.

Você definitivamente não precisa "disputar" alimento com os fungos… Com esses cuidados, você evita intoxicações e cuida da sua saúde. Mofou - mesmo que só um pouquinho? Vai para o lixo!

#mofo #alimentomofado #alimentoembolorado #bolor #intoxicacaoalimentar

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Alimentos que Podem Ajudar a Fortalecer seu Coração e Prevenir Doenças Cardíacas

 

As doenças cardíacas representam uma das principais causas de mortalidade global, afetando milhões de pessoas. No Brasil, estima-se que as doenças do coração foram responsáveis por aproximadamente 400 mil mortes, o que corresponde a cerca de 30% dos óbitos no país. Globalmente, as doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, também prevalecem, sendo responsáveis por um número significativo de mortes.

Fatores de risco como hipertensão, colesterol alto, obesidade, tabagismo, falta de exercício físico e uma dieta pobre são conhecidos por contribuir para o desenvolvimento de doenças. A alimentação desempenha um papel crucial tanto na prevenção quanto no manejo dessas condições. Alguns alimentos são benéficos e podem melhorar a função cardíaca, enquanto outros podem aumentar o risco de problemas cardíacos.

Alguns pontos importantes em relação à saúde do coração:

Fibras: Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos e legumes, são recomendados para a saúde do coração. Eles ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue e a promover a saciedade, auxiliando na manutenção do peso. Além disso, são fontes de antioxidantes, que combatem a inflamação e protegem as células do coração. O consumo de frutas, legumes e vegetais está associado com a menor incidência e mortalidade por doenças cardíacas e seus fatores de risco, como obesidade e diabetes tipo II.

Peixes: Já peixes gordurosos, como salmão e sardinha, são excelentes fontes de ácidos graxos e ômega-3, conhecidos por seus efeitos benéficos na saúde cardiovascular. O consumo regular desses peixes pode ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuir os triglicerídeos no sangue e retardar o desenvolvimento de placas nas artérias. Para evitar as doenças cardíacas, aumente, o consumo de gorduras mono insaturadas e poli insaturadas. Estes tipos de gorduras podem ser encontrados no azeite, peixes, castanhas e nozes.

 



 

Gorduras: Por outro lado, alimentos ricos em gorduras saturadas, trans e colesterol podem ser prejudiciais à saúde do coração. Carnes vermelhas, laticínios integrais e alimentos processados ou fritos devem ser consumidos com moderação. Essa alimentação pode contribuir para o acúmulo de placas nas artérias, levando a doenças cardíacas.

Sódio: O sal é outro vilão para quem busca a saúde. O consumo excessivo de sal está associado à hipertensão, que é um importante fator de risco para doenças cardíacas. A recomendação é limitar a ingestão de alimentos altamente processados e fast food, que frequentemente contêm altos níveis de sódio. De acordo com a OMS, uma pessoa adulta deve consumir diariamente menos que 5 gramas de sal. Adicione sal somente durante o preparo dos alimentos. Para temperar a comida, vale caprichar em temperos naturais, em substituição ou diminuição do sal, como: orégano, salsinha, cebolinha e manjericão.

Atividades Físicas: Além da dieta, o estilo de vida desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças cardíacas. A prática regular de atividades físicas, a manutenção de um peso saudável, não fumar e o controlar o estresse são medidas essenciais para a saúde do coração. Juntos, dieta e estilo de vida podem não apenas prevenir, mas também controlar as doenças cardíacas e melhorar a qualidade de vida.

Por fim, é importante lembrar que, embora a dieta e o estilo de vida sejam fundamentais para a saúde cardiovascular, pessoas com risco elevado de doenças cardíacas devem buscar acompanhamento médico regular. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para o manejo eficaz das doenças cardíacas e podem significar a diferença entre a vida e a morte.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:
 
Bernardes, P. Descubra quais alimentos podem ajudar a fortalecer seu coração e quais evitar para reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar sua qualidade de vida. Nutrição em Pauta. Disponível em: www.nutricaoempauta.com.br Acessado em: 22/04/2024.