quarta-feira, 24 de abril de 2024

Mofo: Jogo o Alimento Inteiro Fora?

 

De vez em quando deixamos um alimento um pouco mais tempo armazenado e, quando lembramos, vemos que apresenta manchas de mofo/bolor. Algumas vezes essas manchas estão concentradas apenas em uma parte do alimento, e sentimos vontade de cortar só aquele pedaço comprometido e comer o restante. Mas será que podemos mesmo fazer isto?

O mofo é uma colônia de fungos que se desenvolvem na matéria orgânica, tendo inclusive a capacidade de decompô-la. Esses fungos - e seus esporos, que se espalham muito facilmente - muitas vezes não são visíveis ao olho nu, mas, mesmo assim, podem ser bastante tóxicos.

Por isso, ao menor sinal de mofo, considere o alimento como estando todo contaminado e simplesmente jogue-o fora por inteiro. A ingestão de qualquer pedaço dessa comida causa riscos à saúde, que podem ir muito além de um simples mal-estar. As toxinas presentes em um alimento contaminado podem levar a quadros de diarreia, vômitos, intoxicação alimentar severa e até a reações alérgicas graves.

Tenha cuidado para que os alimentos estejam sempre armazenados em lugares secos e arejados. Mantenha as frutas, legumes e verduras na geladeira. Ambientes úmidos e quentes são muito favoráveis para o crescimento de bolores.

Alguns alimentos específicos, como certos tipos de queijo (como o brie ou gorgonzola, por exemplo), podem conter mofo e bolores. Mas são espécies comestíveis, conhecidas e sabidamente seguras para consumo. Tenha em mente, porém, que isto definitivamente não se aplica a qualquer alimento nem a qualquer tipo de mofo/bolor.

Inspecione cuidadosamente o alimento antes de consumi-lo. Verifique todas as partes dele em busca de qualquer mancha ou sinal. E, sempre que encontrar um alimento com mofo, não consuma. Nada, nenhuma parte. Descarte-o imediatamente, pois ele pode contaminar outros alimentos que estejam por perto.

Você definitivamente não precisa "disputar" alimento com os fungos… Com esses cuidados, você evita intoxicações e cuida da sua saúde. Mofou - mesmo que só um pouquinho? Vai para o lixo!

#mofo #alimentomofado #alimentoembolorado #bolor #intoxicacaoalimentar

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: