Quer oferecer uma fruta que ajude na saúde dos olhos do seu filho? Invista no caqui, alimento rico em carotenoide chamado zeaxantina que tem uma atividade antioxidante poderosa, neutralizando os radicais livres que destroem as células do olho.
Ela também é rica em pectina, uma fibra solúvel, que funciona como um probiótico e ajuda na saúde intestinal. Para se ter uma ideia, 100g de caqui suprem 34% das necessidades diárias de fibras das crianças com idade entre 1 e 2 anos e 26% das necessidades diárias daquelas entre 3 e 8 anos. Além disso, o caqui também contém cálcio, vitamina C, potássio e compostos bioativos, como taninos.
Ele é essencial para a visão, unhas e cabelos e auxilia o desenvolvimento ósseo. Retarda o envelhecimento precoce do organismo. O caqui é fonte ainda de licopeno, um fitoquímico com importante atuação na defesa do organismo.
A fruta contribui para o bom funcionamento do intestino, por conter fibras, e atua como calmante, devido à alta concentração de açúcar e frutose, razão pela qual deve ser consumida moderadamente, em especial por diabéticos. O ideal é não exagerar. A melhor recomendação é variar os tipos de frutas e escolher ao menos três por dia.
Como oferecê-lo à criança
Por ser docinho, costuma agradar ao paladar infantil, e a melhor forma de se oferecer caqui é in natura, uma ótima opção para que não se perca nenhum de seus nutrientes durante qualquer tipo de processamento.
Como escolher
Delicado e com casca muito fina, o caqui precisa ser bem embalado para a venda. Na hora da compra, deve estar livre de rachaduras, firme e com a coloração uniforme. A recomendação é consumi-lo in natura, ou seja, cru.
Mas muitas pessoas gostam de saboreá-lo na forma de suco. Este, porém, tem de ser bebido logo após o preparo. Do contrário, o sabor é alterado e perde-se parte das vitaminas.
Após a compra, caso o caqui esteja maduro, a recomendação é guardá-lo na geladeira entre três e cinco dias, no máximo. A conservação também pode ser feita em local fresco, desde que o consumo seja rápido. Se ainda estiver verde, deve ser mantido fora da geladeira para amadurecer.
Período de Safra
Março-Maio
Tipos de Caqui
- Caqui Rama Forte - Coloração vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa;
- Caqui Taubaté - Coloração vermelha, polpa de consistência mole;
- Caqui Giombo (tipo chocolate) - Alaranjado, de consistência firme e crocante;
- Caqui Fuyu - Alaranjado e de consistência firme.
Propriedades Nutricionais
Em um caqui médio ou em 100 gramas
- Calorias - 71 kcal
- Fibras - 6,5 g
- Cálcio - 18 mg /li>
- Vitamina C - 29,6 mg
- Potássio - 164 mg
- Fósforo - 18 mg
- Carboidrato - 19,3 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco)
Melhores combinações
Além do suco, o caqui pode ser usado em saladas, combinado com outras frutas, transformado em bolos saudáveis, geleias ou purês.
Geleia de Caqui
Ingredientes
- 1 ½ kg de caqui maduro
- 1 kg de açúcar
- ½ limão
- 1 copo de água
Modo de preparo
- Retire os cabos dos caquis e lave-os um a um.
- Descasque-os (basta puxar a casca com os dedos ou com a lâmina de uma faca).
- Passe por uma peneira e reserve.
- Leve a água e o açúcar ao fogo brando até dissolvê-lo.
- Acrescente a casca do limão.
- Retire a casca do limão e coloque a fruta.
- Cozinhe em fogo brando e mexa até engrossar.
- Quando esfriar, guarde em vidros previamente higienizados e secos e feche bem.
De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.
Ramos, EGC. Caqui: benefícios à saúde. Hospital Israelita Albert Einstein. Disponível em: www.einstein.br Acessado em 23/01/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário