domingo, 14 de janeiro de 2018

Milho e os Olhos



O milho é um dos alimentos mais produzidos no Brasil e no mundo e serve como alimento para as pessoas e também para os animais. É um alimento consumido por pessoas de todos os níveis socioeconômicos e está muito presente na alimentação da população brasileira. Além dos grãos cozidos, o milho é consumido, principalmente na forma de produtos processados, como enlatado, farinhas, doces, cereais matinais e pratos típicos.

O grão deste cereal contém vitaminas do complexo B, minerais e, principalmente os carotenoides luteína e zeaxantina, sendo um dos poucos alimentos que combinam esta dupla de carotenoides. Embora a luteína apareça em folhas como a rúcula e a couve, e a zeaxantina esteja no pequi e no pimentão, são raros os vegetais que somam boas quantidades de ambas as substâncias.

Estes dois carotenoides, luteína e a zeaxantina, não são precursores da vitamina A no organismo humano, como outros carotenoides bem conhecidos (betacaroteno e criptoxantina), porém eles têm chamado a atenção dos pesquisadores por serem, seletivamente, acumulados no centro da retina humana, região denominada mácula, onde se encontra a maior parte dos fotoreceptores. São estes carotenoides que conferem a pigmentação amarela desta região do olho.

Diversos estudos demonstraram que a presença da luteína e da zeaxantina no organismo humano estão associadas à redução do risco de degeneração macular e de catarata. A degeneração da mácula é uma doença que destrói os fotoreceptores e provoca a proliferação anormal de vasos sanguíneos, diminuindo a visão e distinção das cores. Esta doença é a principal causa de cegueira em idosos em países desenvolvidos e, em estágios avançados, a doença não tem tratamento efetivo. Os estudos sugerem que a ingestão de alimentos ricos em luteína e zeaxantina pode aumentar a densidade dos pigmentos na mácula e pode ajudar a melhorar a função visual dos pacientes que sofrem da doença macular, bem como prevenir aqueles que não sofrem desta doença. 



Para obter os benefícios da luteína e da zeaxantina, o milho pode ser consumido cozido na própria espiga ou em preparações. Estudos demonstraram que o milho enlatado é uma boa fonte destes carotenoides, entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com este produto, pois geralmente o milho é conservado em salmoura e tem grande quantidade de sódio, devendo ser evitado por pessoas com hipertensão. Neste caso prefira comprar a espiga, cozinhar e retirar os grãos para colocar nas preparações. É importante salientar que o aquecimento excessivo e por demasiado tempo pode acarretar em diminuição da luteína e da zeaxantina, já o congelamento parece não afetar significativamente o teor destes compostos.

Os derivados de milho, como a farinha de milho, o fubá, a polenta e o curau não contêm quantidades tão relevantes de luteína e zeaxantina quanto os grãos, portanto, não boas fontes destes compostos.

Mas, os benefícios da luteína e zeaxantina, não se restringem somente aos olhos. Pesquisas têm mostrado que o consumo de frutas e vegetais ricos nestes carotenoides, é inversamente relacionado à incidência de doenças coronarianas, diminuição do câncer de cólon e câncer de mama. Sendo assim, procure incluir grãos de milho na sua alimentação. Eles podem ser adicionados a saladas, misturados no arroz já cozido, em sopas e caldos, em refogados, podem ser acrescentados em sanduíches e onde mais sua criatividade permitir.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Oliveira, GPR; Rodrigues-Amaya, D. Processed and Prepared Corn Products as Sources of Lutein and Zeaxanthin: Compositional Variation in the Food Chain. Journal of Food Science 2007; v.72, p: S079-S085.

Oliveira, GPR. Avaliação do conteúdo de luteína e zeaxantina em milho e derivados de milho. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2006.

Schwarz, K. O milho e a saúde dos olhos. Grupo de Estudo em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 13/01/2018.

Nenhum comentário: