sexta-feira, 2 de março de 2018

Óleo Para Cozinhar



Apesar de ser vista por muitos como vilã, a gordura é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela é responsável por fornecer energia para o corpo, proteger os órgãos vitais e participar na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K). Além disso, a gordura faz parte da estrutura de todas as células do nosso organismo e é precursora de alguns hormônios como testosterona, estradiol e progesterona. Mas é preciso ficar atento ao exagero. O consumo em excesso pode acarretar sérios problemas cardiovasculares, como infarto, arritmia e AVC. Para ajudar a manter o equilíbrio, uma boa dica é saber escolher o óleo mais saudável para cozinhar.

Uma breve olhada nas prateleiras do supermercado pode revelar diversas opções de óleos e gorduras. Então como saber qual a melhor opção?

Azeite de Oliva

O azeite de oliva está entre as opções mais saudáveis para cozinhar por ser rico em gordura monoinsaturada, substância que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (o ruim) e colabora para o aumento do HDL (o bom). Sendo assim, ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Esse óleo não deve ser usado para frituras. Durante o aquecimento no processo da fritura, acontece uma perda de substâncias antioxidantes e podem ser formadas substâncias nocivas para nosso organismo.

Óleo de Soja

Esse tipo de óleo é um dos mais populares no Brasil e é uma opção saudável por ser rico em ômega 3 e 6. Ele aumenta o nível de colesterol bom e reduz o nível do ruim, ajudando a evitar doenças cardiovasculares. É ainda bastante resistente às altas temperaturas. Outra vantagem é que é a opção com melhor preço, já que o Brasil é grande produtor de soja. 

Óleo de Milho

Esse óleo é considerado saudável por ser rico em ômega 6 e por ajudar no controle do colesterol, além de melhorar o sistema imunológico e proteger as artérias. Deve ser aquecido até 180ºC. 

Óleo de Girassol

O óleo de girassol é rico em vitamina E em substâncias antioxidantes. Essa opção possui pouca quantidade de gordura saturada (cerca de 10%) e ajuda no combate do envelhecimento e do estresse, além de colaborar para o fortalecimento do sistema imunológico. Ele pode ser aquecido até 200ºC sem perder propriedades. 

Óleo de Canola

O óleo de canola é rico em ômega 3 e é o óleo vegetal com menor teor de gorduras saturadas (apenas 6%). Ele mantém as plaquetas em níveis saudáveis e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e triglicérides. Seu sabor é mais suave do que os óleos de milho, girassol e de soja.  

Óleo de coco

O óleo de coco está em evidência. Apesar de ser um óleo vegetal, possui uma grande concentração de gordura saturada, o que tem tornado seu uso tão polêmico. Pela presença de ácidos graxos de cadeia média, estudos mostram que apesar de colaborar com o aumento do HDL (colesterol bom) ele também aumenta o LDL (ruim). Portanto, seu uso deve ser moderado.

Manteiga

Por ser uma gordura de fonte animal, possui uma alta concentração de gordura saturada. No entanto, a relação do consumo de manteiga e o aumento das dislipidemias é controverso. É uma gordura estável a elevações de temperaturas.

Em meio a tantas opções disponíveis para consumo, indica-se alternar o consumo de diferentes tipos óleos, já que cada um possui uma composição específica. A melhor maneira de armazenar os óleos é em um armário fresco e escuro, ou na despensa. Evite deixar próximo do calor (fogão, churrasqueira, micro-ondas), pois a variação constante de temperatura no local vai deteriorar a sua qualidade.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Crochemore, I. Qual é o óleo saudável para cozinhar? Hospital Israelita Albert Einstein. Disponível em: www.einstein.br Acessado em: 28/02/2018.

Nenhum comentário: