quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Alimentos x Pressão Alta


Os vasos sanguíneos são recobertos por uma camada muito fina e delicada, sendo assim, quando o sangue está circulando em alta pressão, este tem capacidade de danificá-los, podendo com o passar dos anos levar ao entupimento ou rompimento dos mesmos. Quando os vasos do coração se rompem, uma das consequências é a angina, ou seja, uma forte dor no coração. Essa por sua vez pode acarretar no infarto. No cérebro, o entupimento ou o rompimento de um vaso leva ao “derrame cerebral” ou acidente vascular cerebral (AVC). Com relação aos rins, esses órgãos podem sofrer alterações na filtração e como consequência mais grave a paralisação dos órgãos.

Apesar da hipertensão não ter cura ela pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito. A primeira maneira de controlar a pressão, evitando que ela fique alta é o controle do sal na alimentação. Outra maneira importante é o controle do peso, uma vez que a obesidade é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da doença.

A prática de atividade física também é muito importante, pois os hipertensos apresentam retenção de líquidos, sendo assim, ao realiza-las o indivíduo melhora a circulação contribuindo para que haja redução na retenção de líquido e consequentemente a redução da pressão arterial.

Com a correria e o estresse do nosso dia a dia, inúmeras vezes não temos tempo de prestar atenção em nossa alimentação, ingerindo assim algo que é mais prático ao invés do que é saudável, fato preocupante uma vez que pode auxiliar na piora ou no surgimento de doenças, como é o caso da hipertensão. Dessa forma, a alimentação saudável constitui um ponto fundamental, recomendando-se a ingestão de pouca gordura saturada, aumento do consumo de legumes e verduras, laticínios com pouco teor de gordura e grãos integrais.

Alimentos ricos em ômega 3: as principais fontes desse ácido graxo são representados pela sardinha, azeite, linhaça, atum e salmão e a inclusão desses alimentos deve-se ao fato de que o ácido graxo ômega 3 está intimamente relacionado com a diminuição da vasoconstrição e com o aumento da vasodilatação.

Ervas: o tomilho, louro, manjericão, sálvia, alecrim, coentro, cebolinha e salsa são ótimos exemplos de temperos naturais que podem ser utilizados como substitutos do famoso sal de cozinha. Como já foi falado, a diminuição do sal é de extrema importância, uma vez que com a sua redução também ocorre a redução na ingestão de sódio. Este mineral é um dos principais vilões para os pacientes hipertensos, pois auxilia na retenção de líquidos no organismo, provocando também a elevação da pressão arterial e aumentando também o risco das doenças renais e cardiovasculares.

Alho: este alimento tem a capacidade de atuar na diminuição dos radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e pelas doenças cardíacas, pois possui em uma composição a vitamina C, um potente antioxidante. Além disso, a combinação de diferentes elementos presentes no alho, como por exemplo, o magnésio, podem auxiliar de forma discreta na dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo a redução da pressão e melhorando a circulação do sangue.

Amêndoa e nozes: constituem ótimas fontes de magnésio e por esse motivo possuem ação vasodilatadora, isto é, ampliam os vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial. Além disso, são ricos em vitamina E (antioxidante natural) que auxiliam no retardo do envelhecimento e inúmeras complicações cardíacas.

Cereais integrais: Alimentos como farelo de trigo, semente de linhaça, germe de trigo e gergelim são alguns dos cereais integrais que devem ser incluídos na dieta devido a sua concentração de magnésio, que como já foi relatado estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, auxiliando também na diminuição do inchaço devido à retenção de líquidos.

Aveia: é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, tendo capacidade de retardar o esvaziamento gástrico, prolongando assim a sensação de saciedade. Por esse motivo, a aveia é fundamental no controle da glicose sanguínea, importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia também possui magnésio em usa composição, que quando unido ao cálcio auxilia no relaxamento da musculatura, promovendo uma redução no inchaço do corpo.

Leite e derivados: constituem importante fonte de cálcio, não podendo assim estar fora da sua dieta. O cálcio é um mineral com atividade hipotensora, estimulando a eliminação de sódio e consequentemente a redução da pressão sanguínea. Os nutricionistas recomendam ainda que esses alimentos sejam consumidos em versões desnatadas e com baixo teor de gordura, como por exemplo, o consumo de queijo branco.

Alimentos ricos em potássio: esse elemento pode ser encontrado em alimentos como inhame, laranja, maracujá, espinafre, cenoura, abóbora e feijão preto. O potássio é importante para o controle da pressão arterial, pois estimula a eliminação do nosso vilão sódio.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Bachiega, P. Hipertensão: saiba como combater o inimigo silencioso. Grupo de Estudo em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 04/09/2018.

SALGADO, Jocelem Mastrodi SALGADO, Previna Doenças, Faça do seu alimento o seu medicamento, São Paulo: editora Madras, 2002.

Nenhum comentário: