segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Metabolismo


O QUE É?

Originado a partir do termo grego metábole, que significa “mudança” ou “troca”.
Metabolismo é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese (ou construção) e degradação (ou decomposição) das células.

O metabolismo - transformações e reações químicas, acontece com a ajuda de enzimas, por meio de uma cadeia de produtos intermediários.

O processo metabólico se divide em dois grupos:

1 - anabolismo (reações de síntese): Anabolismo são reações químicas construtivas, ou seja, produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.

2 - catabolismo (reações de degradação): Catabolismo são reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Por exemplo, a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.

O QUE É METABOLISMO BASAL OU REPOUSO?

Para manter as funções vitais (respiração, batimento cardíaco, temperatura corporal, e etc.), o organismo gasta uma grande quantidade de energia. É o que se chama de metabolismo basal.
Representa 70 % do gasto calórico diário.
Consiste na quantidade de calorias consumidas em vinte quatro horas por um indivíduo que se encontra em repouso absoluto e em jejum (de pelo menos 12 horas), sem haver dano nos órgãos internos do seu corpo.

CÁLCULO DE METABOLISMO BASAL ( MB )
É medido através do oxigênio consumido ou do dióxido de carbono libertado em um determinado intervalo de tempo.

O QUE É EQUILÍBRIO METABÓLICO = HOMEOSTASE
CATABOLISMO = ANABOLISMO

Situação ideal, o nosso organismo sempre vai tentar se adaptar para conseguir este ajuste.

CÁLCULO DO GASTO CALÓRICO TOTAL DIÁRIO :
Gasto calórico diário =
 MB (70%) + TERMOGÊNSE DOS ALIMENTOS (10%) + EXERCICIOS FÍSICOS (VARIÁVEL) 

* Termogênese dos alimentos = gasto calórico para digestão

FATORES QUE INFLUÊNCIAM NO METABOLISMO

Genética

Possuem gens que expressão  facilidade no gasto de energia.
São pessoas que consomem muitas calorias e não engordam. Possuem o chamado “metabolismo acelerado”, o organismo processa de modo mais rápido o desgaste das calorias. Apresentam dificuldade para engordar.

OU

Expressão gens que facilitam o armazenamento de calorias e dificultam a geração de energia, a oxidação de gorduras, por exemplo.
São pessoas que mesmo comendo poucas calorias, armazenam mais facilmente.
Possuem o " metabolismo lento", o organismo processa mais lento o desgaste de calorias. Apresentam mais facilidade para engordar.

Idade
Até os 30 anos o metabolismo é mais acelerado. Depois começa a desacelerar, ocorre mais  catabolismo do que anabolismo.  Com a perda da massa muscular o MB diminui.

Sexo: masculino + massa corporal > metabolismo  > gasto calórico
           Feminino - massa corporal < metabolismo  < gasto calórico
Peso: + peso > metabolismo
Altura: + alto > metabolismo
Composição corporal (proporção de Massa muscular e  gordura em relação ao peso total). Quanto maior a proporção de músculo e menor gordura  > metabolismo.
Prática de atividade física: quanto mais  intensa e maior tempo > metabolismo.


TERMOGÊNSE : gasto calórico de metabolização dos alimentos

·         Alimentos como as proteínas e gorduras gastam mais para serem digeridas.
·         Bio Ativos alimentares: Cafeína,Chá verde( catequinas),Pimenta( capsaicina),
                                               Gengibre (gingerol) e a Canela.

EXERCÍCIO FÍSICO = GASTO CALÓRICO VÁRIÁVEL

·      Depende da intensidade, duração e características individuais.

IMPORTANTE

Nem tudo esta perdido, caso tenha metabolismo lento, podemos adaptar para acelerado, modificando a expressão genética e o nosso metabolismo, lembra-se da adaptação > exigência > metabolismo:

1 - mudança de hábitos alimentares: adequar de maneira individualizada as quantidades e qualidades dos macronutrientes ( proteínas , gorduras e carboidratos considerando o  Índice glicêmico).  


2 - Jejum Intermitente : No entanto, o que importa aqui é a quantidade total de calorias consumidas, não quantas refeições você come. Comer seis refeições de 500 calorias, tem exatamente o mesmo efeito que comer três refeições de 1000 calorias. Dado um efeito térmico médio de 10%, é de 300 calorias em ambos os casos. Vários estudos mostram que o aumento ou diminuição da frequência das refeições não tem efeito sobre o total de calorias queimadas.

Não há evidência que confirma que comer mais, reduz a fome para todas as pessoas. Vai depender do histórico de saúde de cada indivíduo e dos alimentos e nem interfere no metabolismo, pois para algumas pessoas longos intervalos de jejum, podem acionar mecanismos hormonais de sobrevivência que estimulam o estoque de gorduras.

3 - incluir mais ativos termogênicos; cafeina, chá verde, gengibre,canela, pimenta

4 - Exercícios físicos: aumentar a frequência  e a  intensidade da prática de exrcícios físicos.

5 - Estimular o aumento de massa magra; 

6 - Sono: poucas horas de sono ou sono irregular podem diminuir a produção do hormônio de crescimento que é importante para a manutenção da massa muscular e aumento da oxidação das gorduras, sobretudo da região abdominal;

7 - Hormônios: disfunções das glândulas tireóide (tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4) ou suprarenal (cortisol e as catecolaminas: dopamina, noradrenalina e adrenalina) afetam diretamente o metabolismo basal. Se houver suspeita clínica destas doenças, exames devem ser solicitados para avaliar se há necessidade de tratamento.

Dra. Roseli Lomele Rossi - CRN 2084                                                                          
Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “TPM: viva melhor com alimentação e controle, "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: