sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Carne de Porco


A carne suína ou carne de porco é uma fonte rica de proteína, possuindo uma grande quantidade de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não produz) que são fundamentais para a manutenção do sistema imunológico. Dentre eles, podemos destacar, a leucina que ajuda no ganho de massa muscular, a lisina que colabora na formação do colágeno e a valina, que atua na proteção da musculatura.

Além disso, a carne suína é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, e minerais como: selênio, zinco, magnésio, ferro, cálcio, fósforo e potássio. As vitaminas do completo B estão relacionadas com o sistema nervoso, neuromuscular, medula óssea, trato gastrointestinal e são essenciais para o funcionamento das células do organismo. O selênio é um potente antioxidante, o zinco atua no sistema imunológico, o magnésio e o ferro contribuem para a formação dos glóbulos vermelhos e na prevenção da anemia.

A gordura que normalmente é vista como uma vilã para a saúde, se torna necessária em pequenas quantidades para a formação de membranas celulares e hormônios, tornando-se benéfica para o nosso organismo.

Dependendo do seu corte (como por exemplo: bisteca, lombo, paleta e pernil), a carne suína pode ser até mais magra quando comparada com a carne bovina ou de aves. Junto a isso, devemos optar por preparações cozidas, assadas e grelhadas, evitando as frituras sempre que possível. Temperos naturais como o alecrim, sálvia, cebolinha, cebola, limão e laranja, harmonizam muito bem com a carne suína.


PERNIL DE PORCO COM PURÊ DE BATATAS

INGREDIENTES – PERNIL:
½ kg de pernil de porco
4 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão
3 colheres de sopa de manteiga
Alecim, sal e pimenta a gosto

INGREDIENTES – PURÊ:
6 batatas cozidas e amassadas
3 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de chá de leite
Noz-moscada, sal e pimenta a gosto
Queijo parmesão a gosto (opcional)

MODO DE PREPARO:
Em uma tigela, tempere o pernil com o suco de limão, alho, pimenta e alecrim. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 2 horas antes do preparo. Passe uma camada de manteiga sobre o pernil e cubra a carne com papel alumínio. Leve ao forno médio em uma assadeira por cerca de 40 minutos. Cerca de 10 minutos antes de completar o tempo, retire o papel alumínio e deixe dourar a carne. Reserve. 

Para o purê, misture as batatas já cozidas e amassadas com a manteiga, a noz-moscada, o leite, o queijo, o sal e a pimenta a gosto. Leve ao fogo baixo em uma panela médica e misture até ficar homogêneo. Sirva com o pernil.

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve Bigonha – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.



Nenhum comentário: