domingo, 13 de fevereiro de 2022

Intolerância à Lactose: Quais os Cuidados?

 


 A intolerância à lactose acontece quando há baixa produção da enzima lactase, responsável por digerir o açúcar do leite, na mucosa intestinal.

Sem a ação eficiente dessa enzima, a lactose se acumula no intestino e é fermentada pelas bactérias que vivem ali. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são a dor de barriga, náuseas, gases e outros desconfortos gastrointestinais. Em alguns casos, pode ocorrer também o aparecimento de aftas após a ingestão de leite e derivados.

Existe uma diferença importante entre quem é alérgico ao leite e quem tem intolerância à lactose. A alergia é um quadro muito mais complexo, que envolve a resposta imunológica e pode afetar também o sistema digestório, respiratório, cutâneo e cardiovascular, em alguns casos de forma potencialmente grave.

Felizmente, a alergia ao leite é muito menos frequente do que a intolerância à lactose, que é um distúrbio específico do aparelho digestivo, que causa mal-estar, mas não compromete outros sistemas.

Tenha em mente que a intolerância à lactose não é doença. É um quadro que pode ser controlado com dieta adequada e, em certos casos, com medicamentos prescritos pelo médico. O diagnóstico da intolerância à lactose é feito também a partir do pedido médico, com exames específicos, que testam a condição do indivíduo.

Se você é intolerante à lactose, tenha atenção aos rótulos dos alimentos e à bula dos remédios (vários possuem lactose em suas fórmulas). Procure consumir leite de soja ou de arroz, que não contêm lactose. Verduras de folhas escuras, como brócolis, couve, agrião e espinafre, assim como o feijão, ervilhas, tofu, salmão e castanhas, são ótimas fontes de cálcio - e ajudam a prover as quantidades necessárias deste nutriente para o organismo.



Com atenção e conhecimento do seu corpo, você verá que é possível ter uma alimentação rica e variada, mesmo que seja necessário reduzir (ou até cortar) o leite da sua alimentação. Conte comigo para elaborar uma dieta adequada às suas necessidades, substituindo alimentos com lactose por outras opções nutritivas e saborosas! 😊

#intoleranciaalactose #intoleranciaalimentar #lactosenao #semlactose #intolerantealactose

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: