domingo, 24 de março de 2024

A Sedução dos Alimentos Vermelhos

 

Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, combate os radicais livres e protege o coração. Eles possuem também vitamina A, que previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. Possuem também as vitaminas C e as do complexo B, além de sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio.

A melancia 🍉, o morango 🍓, a cereja 🍒, as uvas vermelhas 🍇, o tomate 🍅, o pimentão vermelho, a acerola e a goiaba são exemplos de alimentos vermelhos. Eles se destacam pela quantidade de vitaminas e riqueza em fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino e na redução do colesterol prejudicial à saúde.

Sempre dê preferência para consumir frutas in natura. Caso prefira fazer sucos, procure consumi-los logo após o preparo. Quando absorvido pelo organismo, o licopeno presente nos alimentos do grupo vermelho combate os radicais livres reduzindo, inclusive, o risco de alguns tipos de câncer, entre eles o de próstata - um dos mais comuns entre os homens.

Vale apostar também nas pimentas vermelhas 🌶️, que atuam como anticoagulantes, auxiliando na circulação sanguínea; nas amoras como fontes de silício, dando firmeza e tonicidade à pele e ajudando a aliviar rouquidão e inflamação na garganta. A framboesa, rica em fibras solúveis, ajuda a eliminar gorduras e melhora os níveis de colesterol no sangue. O caqui ajuda no funcionamento intestinal, por seu alto teor de fibras. As romãs - e seu ácido fólico - contribuem para o desenvolvimento do sistema nervoso dos bebês.

Cada alimento deste grupo cheio de delícias tem seus próprios benefícios. Procure consumir alimentos de cores variadas para aumentar as chances de fornecer ao seu organismo todos os nutrientes que ele necessita!

#alimentosvermelhos #alimentacaocolorida #coresdosalimentos #licopeno #antioxidantenatural

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: