sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Açúcar na Dieta



Atualmente, existem inúmeras dietas que se dizem milagrosas. Sem glúten, sem lactose, sem carboidratos entre outros. Além disso, tem-se o hábito de dividir os alimentos em “bons”e “ruins”. Por isso, o açúcar é um dos principais itens eliminados da alimentação de quem quer emagrecer. Mas na verdade, o que leva ao emagrecimento é a restrição de calorias e não a de nutrientes ou alimentos específicos. 




Sabemos que o consumo excessivo de açúcar eleva o valor energético (calorias) da alimentação e consequentemente leva ao ganho de peso e esse ganho de peso é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes.

Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais importante. Não adianta cortar o açúcar ou alimentos muito gordurosos como pizza, hambúrguer e frituras, se você come muito nas refeições ou belisca o dia inteiro, mesmo que alimentos importantes como arroz, feijão, carnes, frutas e castanhas.

Então, é possível incluir um pouco de açúcar na alimentação, desde que esta esteja equilibrada para manter a saúde em geral (inclusive o peso saudável). No caso de pessoas com diabetes, também é possível, mas nessa situação, é importante ter o acompanhamento do nutricionista para garantir o controle da glicemia.

Dicas para não exagerar no açúcar:

● Prefira sucos de fruta diluídos em água, como acerola, abacaxi, laranja, que podem ser consumidos sem açúcar. Assim você também não exagera nas calorias;

● Substituta ou diminua a quantidade de açúcar nas receitas;

● Troque o açúcar branco pelo mascavo, demerara ou pelo mel;

● Preste atenção na quantidade de cafezinhos que você toma durante o dia. Se você adoça com açúcar, a quantidade consumida no final do dia pode ser grande;

● Não deixe o açucareiro na mesa;

● Lembre-se: doce não é afeto. Não troque o carinho pelo açúcar;

● Preste atenção nos rótulos. Eles descrevem o que estamos comendo. A lista de ingredientes está disposta em ordem decrescente de quantidade os ingredientes. Caso o açúcar esteja entre os três primeiros da lista, significa que este alimento é rico em açúcar e por isso deve ser evitado. 



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Bressan, R. É possível incluir açúcar na dieta de forma equilibrada? Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO. Disponível em: www.abeso.org.br Acessado em: 27/08/2017.

Fuja do açúcar e do sal em excesso. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 27/08/2017.

Nenhum comentário: