quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Café da Manhã



Durante a noite, o corpo consome cerca de 40 a 60 kcal por hora de sono, por isso, quando acordamos, nosso organismo precisa se alimentar. O ideal é que essa refeição garanta em média 25% do total energético consumido durante o dia. Isto é, se você consumir 1000 kcal por dia, 250 kcal devem estar presentes no café da manhã.

Por que as pessoas deixam de tomar o café da manhã?

As razões são diversas: falta de tempo, falta de fome nesse momento do dia ou desejo de fazer dieta para perder peso. Além dos adultos, é comum que as crianças também fiquem sem tomar café da manhã, já que seguem o exemplo dos pais.

 Quebre o jejum

Além de contribuir para manter a saciedade ao longo do dia, ajuda a controlar a quantidade de calorias que você ingere diariamente. E, se você não toma café da manhã, nem pratica exercícios para queimar calorias, elas vão se acumular e fazer você engordar.

Uma pesquisa de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que homens que não tomam café da manhã têm risco até 27% maior de sofrer um ataque cardíaco quando comparados aos que fazem a primeira refeição do dia. Segundo o estudo, os homens que não se preocupavam em comer pela manhã eram os mais jovens e aqueles que eram “fumantes, solteiros, sedentários, mais consumidores de bebida alcoólica e trabalhadores em tempo integral”.

Como preparar um café da manhã saudável

Carboidratos, proteínas, frutas, hortaliças e alimentos fontes de cálcio (por exemplo, leite e derivados) devem estar presentes para garantir uma refeição completa. Confira alguns exemplos que você pode seguir para ter um bom café da manhã:

Opção 1:

2 fatias de pão integral + 2 colheres de sobremesa de queijo cottage + 1 colher de chá de semente de gergelim + 1 copo (250 ml) de suco de laranja com morango e beterraba

Opção 2:

1 tapioca recheada com peito de peru, queijo branco magro e 3 tomates cereja picados + 1 copo (250 ml) de suco de abacaxi com hortelã e 1 colher de linhaça

Opção 3:

1 fatia média de bolo integral de maçã com castanhas + 1 copo de leite batido com cacau + 1 banana prata

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Sem café da manhã, o prejuízo é todo seu. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br

Nenhum comentário: