quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Aproveitamento Integral dos Alimentos



Cerca de 50% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados. Isso significa que um total de 70mil toneladas diárias, o que seria suficiente para alimentar 35 milhões de pessoas.

De acordo com o Ministério da Agricultura, até 2030, um terço dos alimentos comercializados em todos os países será do Brasil. Isso mostra o tamanho da abundância desses produtos no país. Mas, ter uma quantidade grande de alimentos não significa que podemos desperdiçá-los.

Uma maneira de evitar o desperdício seria a utilização de todas as partes dos alimentos. As partes não aproveitáveis dos alimentos poderiam ser utilizadas enfatizando o enriquecimento alimentar, diminuindo o desperdício e aumentando o valor nutricional das refeições, pois talos e folhas podem ser mais nutritivos do que parte nobre do vegetal como é o caso das folhas verdes da couve-flor que, mesmo sendo mais duras, contêm mais ferro que a couve manteiga e são mais nutritivas que a própria couve-flor.

Cascas, talos e folhas são boas fontes de fibras e lipídios, tendo-se como exemplos as sementes de abóbora; talos de brócolis, de couve, de espinafre; cascas de banana, de laranja, de limão, de rabanete e folha de brócolis.

Alimentos que podem ser aproveitados integralmente

Folhas: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;

Cascas: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga e abóbora;

Talos: couve-flor, brócolis, beterraba;

Sementes: abóbora, melão, jaca. 



Seja um consumidor consciente

● Faça uma lista das coisas que você realmente precisa comprar antes de sair para o supermercado;

● Evite fazer estoques, pois alguns produtos podem vencer antes do consumo;

● Na hora da compra, leia sempre a data de validade na embalagem. Se estiver perto da data de vencimento, utilize-os logo após a compra ou procure outro produto com prazo maior;

● Experimente ir ao mercado mais vezes na semana. Assim você compra menos produtos;

● Cuidado com as promoções, pois elas nos estimulam a comprar em grande quantidade e os produtos acabam estragando;

● Quando for guardar frutas, verduras e legumes na geladeira, coloque-os em embalagens fechadas para evitar a proliferação de bactérias.

Dados e Fatos Sobre Alimentos

● Frutas, verduras e legumes: quando higienizados e secos corretamente, armazene-os na geladeira. Assim, eles duram até cinco dias;

● Comida pronta: após a refeição, guarde na geladeira as sobras em recipientes de vidro e fechados. Sua comida pronta pode durar, em média, três dias;

● Carnes: se não for consumir a carne logo depois da compra, o ideal é congelá-la crua, pois sua durabilidade é maior. Quando crua, descongele e prepare para o consumo em seguida;

● Leite longa vida: o tempo de durabilidade pode variar de acordo com o fornecedor, por isso procure a informação na embalagem. Em média, depois de aberto pode durar até três dias na geladeira;

● Laticínios em geral: iogurte, queijos e requeijão cremoso devem ser mantidos em temperaturas baixas. Fique atento a data de validade e a manchinhas verdes que podem aparecer no queijo.

Receita de Risoto de Casca de Abóbora

Ingredientes:

● Cascas de 2kg de abóbora ralada;
● 3 xícaras de arroz cozido;
● 1 cebola grande picada;
● 1 cheiro verde picado;
● 1 pimentão picado;
● Requeijão cremoso;
● 1 lata de creme de leite light;
● Azeite

Modo de Preparo: Em uma panela bem quente, coloque uma colher de sopa de azeite, depois a cebola picada. Refogue. Em seguida, misture a casca de abóbora ralada e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos. Acrescente azeite, pimentão, creme de leite, requeijão e cheiro verde até virar um creme. Aos poucos, misture o arroz. Agora é só saborear!

Receita de Assado de Cascas de Chuchu

Ingredientes: 

● 4 xícaras de chá de cascas de chuchu, bem lavadas, picadas e cozidas;
● 2 colheres de sopa de queijo ralado;
● 1 xícara de chá de pão amanhecido molhado na água ou no leite;
● 1 cebola pequena;
● 1 colher de sopa de óleo;
● 2 ovos inteiros batidos;
● Sal a gosto

Modo de Preparo: Bater as cascas no liquidificador. Colocar a massa obtida em uma tigela e misturar o restante dos ingredientes. Untar um pirex ou uma forma com óleo ou margarina. Despejar a massa e levar para assar até que esteja dourada. Servir quente ou frio. Esta receita pode ser enriquecida, juntando à massa uma lata de sardinha desfiada.

Podem também ser utilizadas as cascas de outros ingredientes: cenoura, abóbora, rabanete, beterraba, nabo ou talos de agrião, couve, brócolis etc. Refogados ou cozidos.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Aproveitamento Integral dos Alimentos. Rio de Janeiro: SESC/DN, 2003.

Diga não ao desperdício. Revista Meu Prato Saudável, 2014.

Storck, CR; Nunes, GL; Oliveira, BB; Basso, C. Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: composição nutricional, aproveitamento na alimentação e análise sensorial de preparações. Ciência Rural 2013, v.43, n.3, p: 537-543.


Nenhum comentário: