terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Brássicas: Brócolis



As brássicas são vegetais que além de apresentarem alto valor nutricional também são ricos em compostos bioativos, ou seja, compostos que auxiliam na prevenção de diversas doenças, justificando a importância da sua inclusão na nossa dieta habitual. Como exemplos desses alimentos, temos: repolho, couve-flor, brócolis, couve, couve de Bruxelas, agrião, rabanete e nabos, assim como muitas outras plantas que são largamente consumidas em várias partes do mundo, tais como repolho oriental, arugula, watercress, radish, daikon, wasabi (condimento japonês picante, conhecido no Brasil como raíz forte) e várias mostardas.

Até pouco tempo as brássicas eram conhecidas apenas por possuírem altas quantidades de vitaminas (B, C e K), minerais (cálcio e fósforo), fibras e poucas calorias. No entanto, pesquisas recentes vêm demonstrando que esses vegetais estão intimamente ligados à prevenção de doenças crônicas, destacando-se o câncer.

Possuindo dimensões cada vez maiores, o câncer tem sido considerado, atualmente um problema mundial de saúde pública.  Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2030 são estimadas cerca de 27 milhões de casos incidentes de câncer.

Dos vegetais citados inicialmente, podemos destacar o brócolis como um forte aliado a prevenção do câncer. Esta hortaliça além de possuir um importante valor econômico, também é rico em vitamina C, com atividade regulatória do sistema imunológico e absorção do ferro; vitamina A, fundamental para a visão e reprodução; fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino;  cálcio, que participa da mineralização de ossos e dentes; ácido fólico, importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico e os carotenoides betacaroteno, luteína e zeaxantina, poderosos compostos antioxidantes com capacidade de neutralizar os radicais livre.

Com relação à prevenção do câncer o composto bioativo presente neste vegetal que possui tal função são os glicosinolatos e seus derivados. Entre estes, podemos destacar os isotiacionatos, compostos formados a partir da ação da enzima mirosinase sobre os glicosinolatos, os quais têm como função agir tanto evitando, quanto retardando a progressão carcinogênica.

Um fato importante de se salientar é que o modo de preparo dos alimentos tem grande influência sobre os compostos promotores de saúde, podendo afetar seu teor e comprometer a eficácia dos mesmos. Com o brócolis não é diferente, então, qual a melhor forma de prepará-lo sem correr o risco de prejudicar a eficácia dos compostos bioativos presentes no mesmo?

A primeira observação é não comprar o brócolis que já esteja com as flores abertas, característico de brócolis velhos. A segunda dica é ou fazer apenas um escaldamento, que consiste em mergulhar o vegetal em água fervente e rapidamente retirá-lo, ou outra alternativa seria cozinha-lo à vapor por 4 a 6 minutos.  O modo usual de preparo deste alimento, cozimento em fervura não é aconselhável, pois este procedimento de preparo pode provocar a perda de 58% à 90% do conteúdo de glicosinolatos presentes.

Quanto a quantidade ideal de consumo, por enquanto ainda não  temos dados científicos estabelecidos. No entanto, é interessante e de grande eficácia incluir no cardápio a ingestão de uma xícara de chá de brócolis, duas vezes ao dia, quantidade suficiente para bloquear as substâncias cancerígenas.

Vale ressaltar também que o consumo exagerado não só do brócolis mas das demais brássicas, não é indicado, uma vez que esses vegetais possuem quantidades consideráveis de amido, substância que pode ser fermentada pelas bactérias do intestino causando efeitos indesejáveis, como por exemplo flatulência.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Bachiega, P. Brócolis, uma brássica importante na prevenção do câncer. Grupo de Estudo em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 01/02/2018.

Nenhum comentário: