sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Ameixa Desidratada



É indiscutível a importância do consumo de frutas e verduras na nossa alimentação, devendo ingerir pelo menos 400 gramas diárias desses alimentos, o que corresponde à 5 porções. Todas essas recomendações são baseadas no fato de que estes possuem uma influência direta no nosso bem-estar e na prevenção de inúmeras doenças.

A ameixa é uma fruta muito apreciada devido a sua composição, sendo rica em cálcio, potássio, fibras, vitamina C e compostos fenólicos. Além da popular atividade laxativa, a ameixa também promove vários benefícios como redução das câimbras, alívio da prisão de ventre, combate ao colesterol ruim e redução do risco de câncer de cólon.

Muito consumida na forma in natura, a ameixa também é empregada na fabricação de compotas e de doces, além de desidratada, forma mais popular. A fruta que é utilizada na forma desidratada não é muito comum no Brasil, sendo importada principalmente dos Estados Unidos, Chile, Argentina e Turquia. Vale lembrar que a ameixa utilizada nesta produção é diferente da nêspera amarela e da ameixa-japonesa, que é vermelha por fora e amarela por dentro.

Prestigiado como ingrediente fundamental para finalizar o manjar branco, a ameixa seca tem ganhado muito reconhecimento e espaço na alimentação de quem quer afinar a silhueta e reduzir aqueles quilos que estão sobrando. Essa nova função do alimento começou a ser valorizada depois de uma pesquisa realizada na Universidade de Liverpool, que segundo esta, a ameixa seca auxiliou no emagrecimento e na redução da circunferência da barriga dos participantes. 


O experimento contou com 100 voluntários que estavam acima do peso e que não costumavam incluir muitas fibras na sua dieta. Eles foram divididos em dois grupos: um seguiu um cardápio balanceado e o outro ingeriu porções do fruto seco durante os lanches intermediários. Depois de três meses de experimento, tanto os homens quanto as mulheres que consumiram a fruta conseguiram reduzir 2 quilos do seu peso. Além disso, também houve uma redução de 2,5 centímetros na circunferência da barriga dos participantes.

Todo esse benefício tem uma razão:  a ameixa seca possui uma quantidade de fibras que chega a ser três vezes maior que a fruta in natura. Isso porque quando a fruta passa pelo processo de desidratação todos os nutrientes presentes na ameixa são concentrados, esbanjando assim maiores quantidades de cálcio (42,5 mg), potássio (732,5 mg) e fibras (7 g).

Outro composto muito importante na ameixa é a presença de antraquinona. Apesar do nome estranho, esta substância influencia nos movimentos intestinais e consequentemente também auxilia no ajuste do peso. E tem mais, a ameixa não é só importante para o nosso intestino, estudos apontaram que ela também faz frente a osteoporose. Uma pesquisa realizada na Universidade da Flórida demonstrou que mulheres na pós-menopausa que consumiram a ameixa desidratada apresentaram um aumento na densidade óssea.

Fácil de transportar, validade maior e encontrada o ano inteiro, a ameixa seca apresenta benefícios de sobra! Mas, o que também sobra nesta fruta é a quantidade de açúcar e também de calorias. Além de concentrar todos os nutrientes, como citado acima, a desidratação também concentra os açucares e as indesejáveis calorias que passam de 53 cal da fruta fresca para 240 cal para a desidratada. Então, todo cuidado é pouco e não vale exagerar.

Realmente a ameixa pode auxiliar na obtenção do peso ideal, mas ela não é o doce mágico para quem quer entrar em forma, e sim apenas um coadjuvante! Para evitar o extrapolamento, é importante consumir apenas 5 unidades diárias, o que rende 25 gramas e 60 calorias. E também não esqueça: de nada adianta se alimentar bem e manter um estilo de vida sedentário. Aliar alimentação com exercícios físicos é a melhor solução para quem busca além de melhorar a qualidade de vida, reduzir o peso!

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Bachiega, P. Ameixa desidratada, seca mesmo a barriga? Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 15/02/2018.

Nenhum comentário: