terça-feira, 24 de abril de 2018

Banana


A banana é uma planta herbácea, fruto da bananeira, pertencente à família (Musa Sapientum). Essa fruta constitui o quarto alimento de maior produção mundial, perdendo apenas para o arroz, milho e trigo. Atualmente cultivada praticamente em todas as regiões tropicais. Hoje o Equador, Costa Rica, Colômbia, Filipinas e principalmente o Brasil são os principais produtores de banana. A banana é um produto potencial para a exportação, sendo a União Europeia e os Estados Unidos as principais potências importadoras do fruto. Representando uma fonte alimentar importante para mais 400 milhões dos habitantes nos países tropicais.

Existem diversas variedades de banana, as principais são:

Banana nanica (Musa cavendishii lamb): de casca fina e amarelo esverdeada, polpa doce, macia, e de aroma agradável. Normalmente, é consumida crua e madura; quando verde, tem sabor adstringente;

Banana prata (Musa sapientum schum): fruto reto com aproximadamente 15cm de comprimento, casca amarelo esverdeada de cinco facetas, polpa menos doce que a nanica, mas também saborosa; de boa consistência, pode ser consumida frita ou in natura;

Banana maçã (Musa sapientum schum): de tamanho variado pode apresentar no máximo 15cm e pesar 160g. É ligeiramente curva, casca fina, amarelo clara e polpa branca. Muito apreciada por crianças e idosos, devido ao sabor suave e adocicado;

Banana ouro (Musa sapientum schum): é a menor das bananas, mede no máximo 10cm. Tem forma cilíndrica, casca fina, cor amarelo ouro, polpa doce. Consumida na sua forma natural;

Banana da terra (Musa sapientum schum): é maior que as demais, podendo medir 30cm de comprimento e pesar até 500g cada fruta. É achatada em um dos lados, tem casca amarelo escura e polpa consistente. Pode ser consumida assada, frita ou cozida;

Banana São Tomé: pode ter a casca roxa ou amarela, com polpa amarela e cheiro muito forte. É consumida cozida, frita ou assada.

O fruto apresenta elevado teor de carbono que se transforma à medida que a banana amadurece. Primeiro sob forma de amido (29%) pouco digerível, convertem-se gradativamente em frutose, glicose e sacarose tornando-se rapidamente biodisponíveis.

Mas a fama do alimento benéfico da banana se deve em sua maioria pela rica composição de potássio, ideal para os praticantes de atividades físicas. Esse nutriente presente na banana atua principalmente na regulação da contração muscular e equilíbrio hídrico durante o exercício. Bem como o potássio, a banana possui importantes teores de carboidratos, responsável pela recuperação energética doa atletas durante as atividades, ou seja, a banana é o alimento perfeito para recuperação e manutenção da energia e dos músculos dos atletas. 


Docinha, cheia de vitaminas, minerais e fibras é uma das primeiras frutas que pode ser introduzida na alimentação dos bebês, mas agrada dos pequenos aos mais crescidos. Esse fruto possui valores significativos de diversas vitaminas como a B1, B2, B6 e B12, além de cálcio, ferro, magnésio e ácido fólico, vitaminas e minerais importantes na prevenção de diversas doenças.

Devido à presença de ferro, a ingestão da banana estimula a produção de hemoglobina, prevenindo contra a anemia. O fato de a banana apresentar baixo teor de sódio e elevado de potássio faz com esse alimento contribua para a redução da pressão arterial.

As vitaminas do complexo B presentes na banana auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso e ajudam na recuperação muscular.

Além disso, o fruto possui elevados teores de fibras alimentares que combinadas com os seus 3 açúcares naturais (sacarose, frutose, glicose) oferecem ao corpo grande quantidade de energia, auxiliando também na regulação das atividades gastrointestinais, prevenindo doenças relacionadas a área bem como a constipação.

Quanto consumir?

É um alimento de baixo valor calórico, qualquer variedade de banana (prata, ouro, nanica, maçã) apresenta propriedades nutricionais semelhantes. Para que essa fruta exerça os benefícios propostos é recomendado o consumo sem exagero de até duas bananas por dia. A cada 100g ingeridas da banana oferecem: 



Como escolher?

Quanto mais manchas pretas na casca, mais madura a banana está. O ideal é levar para casa aquelas mais firmes com a casca bem amarela e com menos manchinhas possíveis.

A maneira mais adequada de armazenar as bananas é em locais frescos, secos e arejados para que ocorra o amadurecimento do fruto de maneira rápida e adequada. Se deseja aumentar a velocidade do processo basta destacar o fruto do cacho e envolvê-lo em jornal.

Muffin de Banana e Aveia

Ingredientes:

● 2 bananas maduras cortadas em fatias;
● ½ xícara de chá de açúcar mascavo;
● ½ xícara de chá de leite desnatado;
● 1 ovo;
● 1 colher de sopa rasa de creme vegetal;
● 2 xícaras de chá de aveia em flocos finos;
● ½ xícara de chá de farinha integral peneirada;
● 2 colheres de sopa de uva passa;
● 1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de Preparo: Bata no liquidificador o açúcar, o ovo e o creme vegetal. Em seguida adicione as bananas e o leite e por último, acrescente as farinhas. Despeje a mistura em um recipiente, acrescente as uvas passas e misture novamente antes de ir para as forminhas. Coloque a massa em forminhas e as forminhas em uma assadeira. Leve ao forno preaquecido (180°C) por 30 minutos.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

A banana como você nunca viu. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 23/04/2018.

Philippi, ST. Nutrição e Técnica Dietética. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2003.

Santana, ATMC. “Yes, nós temos banana”, então porque não comê-las? ? Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 23/04/2018.

Nenhum comentário: