terça-feira, 17 de abril de 2018

Batata Doce, Clara de Ovo e Frango


Basta circular alguns minutos por uma academia e questionar qualquer frequentador sobre  qual é a melhor dieta para quem malha, que provavelmente alguém responderá que a batata doce, o frango e a clara de ovo são as melhores opções para quem treina. Você já pensou por que esses alimentos são os “queridinhos” dos esportistas?

Batata doce: É uma fonte de energia, graças a quantidade de carboidrato que contém. Além disso, o carboidrato é do tipo complexo, ou seja, a energia que ele fornece é absorvida mais lentamente e ainda promove mais saciedade.  Por essa razão, é ideal para ser consumida ANTES do treino, para garantir o pique durante todo o exercício.

Clara de ovo: Rico em albumina, uma proteína de alto valor biológico, ajuda a recuperar as fibras musculares após o treino e evita a perda de massa magra.

Frango: é uma fonte de proteína magra que possui aminoácidos responsáveis pelo anabolismo muscular, em outras palavras, favorece a hipertrofia (aumento dos músculos).

Claro que não são só esses alimentos que possuem nutrientes importantes para fornecer energia e recuperar a fibra muscular. Eles podem (e devem) ser substituídos por outros alimentos com características nutricionais semelhantes para tornar a sua dieta mais saudável.

A clara de ovo e frango são fontes de proteína animal, portanto, podem ser alternados com a carne bovina magra, queijos e leites com baixo teor de gordura e/ou suplementos proteicos, mas nesse caso o consumo deve ser orientado pelo seu nutricionista.

Já a batata doce pode ser substituída com frequência pela mandioca, inhame e até pelo macarrão e arroz integral.

O que é
O que pode ser
Batata doce cozida com filé de frango acebolado
► Purê de inhame com bife à rolê bovino recheado com queijo de búfala, e salada de alface e tomate cereja OU
► Nhoque de batata doce com bife de frango recheado com pasta de espinafre e ricota.
Batata doce grelhada com clara de ovos cozida
► Macarrão parafuso integral e molho de tomate caseiro e omelete de claras recheada com atum e vinagrete OU
► Arroz à grega integral com filé de atum grelhado e salada de rúcula com azeite.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

O segredo da batata doce, frango e clara de ovo. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br Acessado em: 16/04/2018.


Nenhum comentário: