terça-feira, 3 de abril de 2018

Mitos e Verdades Sobre Alimentação Infantil


Bebês não podem comer a clara do ovo

Mito: A recomendação é introduzir o ovo inteiro, cozido, na alimentação dos bebês a partir dos seis meses de idade, junto com os outros alimentos da alimentação complementar.

Peixe causa alergia em crianças com menos de um ano de idade

Mito: A introdução tardia do peixe na alimentação não previne o desenvolvimento da alergia alimentar a este tipo de nutriente. O ideal é inserir o peixe e outras carnes a partir dos seis meses de idade. Mas, claro, tome cuidado com a espinha do peixe.

A papa do bebê deve ser liquidificada e peneirada.

Mito: A partir dos seis meses de idade o bebê já é capaz de engolir alimentos, desde que bem cozidos e amassados, o que ajuda a estimular a mastigação. Importante: não peneire para que desde cedo a criança aproveite de maneira integral os alimentos.

Oferecer verduras e legumes misturados aos outros alimentos para a criança não perceber o sabor é a melhor forma de estimular o seu consumo.

Mito: Esconder os alimentos não é melhor forma de ensinar seu filho a ter uma alimentação saudável. Isso porque ao misturar verduras e legumes em outras preparações, a criança não sentirá o gosto do alimento e com isso não vai aprender a gostar ou não. É preciso incentivar a experimentação às claras.

Devo oferecer o mesmo alimento até 10 vezes para meu filho

Verdade: Na fase de introdução de novos alimentos, os pais devem insistir muito com o mesmo alimento. Tente preparações diferentes e dê um intervalo maior entre uma oferta e outra. E se depois dessas tentativas não deu certo, não insista. Lembre-se que a criança tem seu próprio paladar e pode simplesmente não gostar de brócolis, mas amar couve-flor.

Os filhos imitam os pais

Verdade: As crianças copiam o comportamento dos pais, dos amigos, enfim, das pessoas que admiram. Portanto, se você quer que seu filho tenha uma alimentação saudável, dê o exemplo. 



Fazer aviãozinho, trenzinho e outros malabarismos são boas táticas para melhorar a aceitação dos alimentos.

Mito: Distrair a criança na hora de comer é um péssimo hábito. O local da refeição é a mesa, de preferência com toda a família reunida. A criança vai entender que a hora de comer é aquela.

A criança sempre tem que limpar o prato de comida.

Mito: A criança deve ter liberdade para comer a quantidade de alimentos suficiente para satisfazer sua fome, para estimular o desenvolvimento da percepção de saciedade. Além disso, os pais geralmente tendem a colocar quantidades de comida maiores do que o necessário para idade, o que pode levar à obesidade.

Se a criança não quer comer a comida, acho certo trocar por leite.

Mito: Isso não deve ser feito, pois incentiva a criança a recusar a refeição salgada e a beber mais leite do que necessário. Este fato pode dar origem à anemia, por diminuir o consumo de alimentos ricos em ferro.

Sempre ofereço beterraba ao meu filho para ele não ter anemia.

Mito: A beterraba não é a principal fonte de ferro da nossa alimentação. Lembre-se que as carnes são as fontes mais adequadas deste mineral. É mais importante que seu filho consuma quantidades adequadas de carnes no almoço e jantar do que comer beterraba todos os dias para prevenir anemia. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Mitos e verdades sobre a alimentação infantil. Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br Acessado em: 31/03/2018.

Nenhum comentário: