quinta-feira, 26 de abril de 2018

Kombucha


Kombucha é uma bebida milenar, originária da China a quase 2 mil anos. É feita a partir de um chá ou infusão, geralmente com chá preto e verde adoçado e submetido a fermentação controlada com bactérias probióticas.

Conhecido pelos povos da China como o “elixir da saúde”, esta bebida também possui vitaminas do complexo B, K e C, além de aminoácidos essenciais, propriedades antioxidantes e energéticas.

O resultado é em uma bebida de sabor agradável  e naturalmente frisante.

A fermentação ocorre por causa do scoby, um disco gelatinoso feito de colônias de bactérias e leveduras que se alimentam de açúcar e, por isso, acabam deixando a bebida com baixo teor de carboidratos.

O que é o Scoby?

O Scoby (comunidade simbiótica de bactérias e leveduras) ou mãe do kombucha.

Como também é conhecido, é uma união de mais de 30 tipos de bactérias e leveduras diferentes que vivem em simbiose e harmonia, alimentando-se do substrato (chá e açúcar) que disponibilizamos e que em troca nos fornecem diversas substâncias boas como o ácido lático, acético, enzimas e vitaminas. Sua origem é chinesa e tem registros há mais de 5000 anos na história.

Há possibilidades de compra ou doação do Scoby.

O Kombucha está em alta no Brasil há um ano e ganhou grande destaque por ser feita apenas com ingredientes naturais, sendo também um excelente opção de bebida funcional, podendo ter combinações infinitas de sabores. Cada kombucha tem a personalidade de quem faz, tendo assim uma grande variedade no mercado: mais doces, mais secos, com frutas e especiarias. 

Importante lembrar que o kombucha tem estar inserido a uma alimentação e estilo de vida saudável para poder todos os benefícios mencionados.

Preparo do kombucha caseiro

Ingredientes

  • Cultura de probióticos ( Scoby)
  • 2 colheres de chá de sua preferência, podendo ser preto ou verde
  • 1/2 xícara de açúcar  demerara
  • Jarra de vidro com capacidade de 3 litros
  • 250 ml de água

 

Modo de Preparo

Inicie fervendo a água e acrescente o açúcar. Deixe ferver até o açúcar dissolver. Adicione as folhas de chá, deixando a mistura ferver por mais dois minutos. Então, desligue o fogo e tampe a panela, deixando o chá em infusão por cerca de quinze minutos. Coe-o e deixe esfriar. Por fim, despeje-o na jarra juntamente com 1,8 litros de água e uma ou mais colônias de probióticos, tampando o vidro com a ajuda de um tule e um elástico, para evitar a contaminação com insetos. Esta infusão tem validade de cerca de dez dias

Cuidados 

● O scoby não precisa ser refrigerado, mas sempre deve ser mantido com líquido (chá).

● Nunca feche o scoby em um pote com tampa. Utilize sempre panos para cobrir e elásticos para prender, a colônia precisa de oxigênio.

● Utilize apenas açúcar cristal ou  demerara. Esse é o alimento da colônia. Outros açúcares são mais difíceis ou impossíveis da colônia metabolizar.

● Utilize apenas chá branco, preto, mate, hibisco e verde. Não utilize chás saborizados e outras coisas que não são chá ou infusão, não irá funcionar.

● Não deixe nunca seu kombucha descoberto, pois moscas de frutas são atraídas pelo cheiro e podem contaminar a colônia.

● Se a colônia mofar, jogue fora, esterilize tudo e comece de novo.


Benefícios do kombucha
1. Ajuda a emagrecer:  estimula o metabolismo de carboidratos, além de aliviar a compulsão alimentar por doces e carboidratos em geral, melhorando o perfil glicídico.
2. Age no sistema digestório: o alívio de mal-estar digestivo é instantâneo, devido a ação dos antioxidantes que combatem os radicais livres causadores da disfunção. Ainda repõe a flora intestinal, garantindo equilíbrio ao organismo.
3. Poder desintoxicante: possui ação antioxidante e desintoxicante associadas, auxiliando na eliminação de toxinas e impurezas do organismo.
4. Altamente energizante: durante a fermentação do chá, ocorre a formação de ferro, o qual, associado com a cafeína naturalmente presente na bebida,confere maior sensação de energia e vitalidade.
5. Aumenta a imunidade: devido a presença de probióticos e vitaminas variadas na bebida, ocorre o fortalecimento do sistema imune, além da proteção das células, evitando doenças inflamatórias.
Diferença entre Kombucha e Kefir
Frequentemente comparado com o kefir de água, outra bebida probiótica muito popular, os dois possuem diferenças apenas em sua colônia de probióticos. Com funções semelhantes, o consumo das duas opções resultará em um organismo mais equilibrado.
O kefir é uma colônia de leveduras e microrganismos em forma de grãos, os quais podem se reproduzir tanto na água com açúcar mascavo ou no leite, o kombucha possui uma colônia de formato diferenciado, assemelhando-se à um disco ou cogumelo. 


Contraindicações
Por ser fermentada, a bebida tende a ser muito ácida, podendo diminuir a absorção de medicamentos. Pelo mesmo motivo, ela também contém um pouco de álcool, devendo ser evitada por pessoas com problemas hepáticos e renais, crianças menores de 8 anos, mulheres lactantes, gestantes e pessoas com histórico de alcoolismo.

Dra. Roseli Lomele Rossi - CRN 2084                                                                          
Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: