domingo, 22 de abril de 2018

Alergia à Soja


A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a um antígeno alimentar mediada por uma reação imunológica, ou seja, pessoas alérgicas possuem um sistema imunológico que reconhece como agente nocivo, mesmo as substâncias que não causariam complicações na grande maioria das pessoas.

A proteína da soja é a principal responsável por causar a alergia. A soja pertence à família das leguminosas (grupo dos feijões, grão de bico, lentilha, ervilha seca, etc.).

Mesmo que raras, as manifestações alérgicas pela ingestão de soja são preocupantes, costumam aparecer após cerca de uma hora à ingestão de soja e aparecem mesmo quando foram ingeridas em pequenas quantidades. Seus sintomas podem ser bem diversificados, sendo os mais comuns:

● Pele: urticária, erupções cutâneas e edema;

● Problemas digestivos: dor abdominal, vômitos, diarreia e cólicas;

● Sistema respiratório: congestão nasal, falta de ar e espasmos.

Não existem testes clínicos para diagnosticar a alergia à soja. Médicos especialistas e nutricionistas podem orientar sobre uma dieta adequada para indivíduos que tenham esse tipo de alergia.

Orienta-se não oferecer alimentos que contenham soja e derivados em sua composição, pois a única maneira de prevenir os sintomas da alergia à soja é evitar completamente os produtos de soja ou com ingredientes de soja.

Como ler um rótulo para uma alimentação livre de soja

Evitar os alimentos que contenham soja ou qualquer destes ingredientes: missô; shoyo; tofu, farinha de soja, fibra de soja, extrato de soja, molho de soja, proteína texturizada de soja, etc.

Mantenha em mente o seguinte: O FDA (Food and Drug Administration) isenta o óleo de soja altamente refinado de ser rotulado como um alérgeno. Estudos mostram que a maioria dos indivíduos alérgicos pode consumir com segurança óleo de soja que tenha sido altamente refinado. A maioria das pessoas alérgicas à soja pode comer com segurança lecitina de soja.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Alergia à soja. Manual de orientação de cardápios especiais. Governo do Estado de São Paulo, 2015.

Nenhum comentário: