quinta-feira, 6 de agosto de 2020

: Fitoterapia na Digestão: O Poder das Ervas

O QUE É FITOTERAPIA?

 

Tratamento ou prevenção de doenças através do uso de plantas.

Os fitoterápicos são medicamentos obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas vegetais ativas, como os chás, extratos e tinturas. São utilizados desde a antiguidade na medicina popular, porém hoje, após diversas abordagens científicas e estudos, são reconhecidos pela eficácia e baixos riscos de uso, o que permite a existência de diversos medicamentos fitoterápicos devidamente aprovados pelas autoridades de saúde, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil. Os fitoterápicos podem ser prescritos por nutricionistas especialistas, médicos, dentistas ou médicos veterinários e suas aplicações são abrangentes.

 

GASTRITE

 

É uma inflamação no estômago promovida geralmente por uma hiperacidez .

As causas podem ser pode ser ocasionada por maus hábitos  alimentares, estresse, medicamentosa ou pela bactéria H. pylori.

 

FITOTERAPIA NA GASTRITE

 

CAMOMILA


Indicada para qualquer problema estomacal, a camomila tem propriedades calmantes cujos benefícios chegam a outros sistemas do corpo, além do nervoso. No estômago, promove a regeneração da mucosa e combate a inflamação. Prepare um chá com as flores e beba uma xícara três vezes ao dia para sentir os resultados.

 

ALOE VERA

A aloe vera (babosa) tem alto poder cicatrizante. Você pode encontrar o suco de aloe vera em lojas de produtos naturais. Seu consumo pode aliviar as dores da gastrite e fortalecer o estômago, desde que o paciente esteja seguindo as recomendações médicas apropriadas.

 

SÁLVIA


É muito usada para diminuir a acidez. Suas propriedades terapêuticas melhoram os sintomas da gastrite crônica.

ESPINHEIRA SANTA

 

Apresenta diversas substâncias químicas que lhe confere as propriedades terapêuticas, como esteroides triterpenos, polifenois flavonoides e taninos. Os polifenois atuam como captadores de radicais livres e têm despertado grandes interesses por possuírem a propriedade de impedir ou minimizar o estresse oxidativo causados pelos radicais livres. Aumenta mucina "omeprazol natural".

 

GENGIBRE

 

Ação antiinflamatória. Coloque uma xícara de água e uma colher de chá de gengibre picado e leve ao fogo por dez minutos. Coe e beba. Tome três vezes ao dia. Evite se estiver grávida ou se tiver pressão alta.

 

 

FITOTERAPIA NA MÁ IGESTÃO

 

ALCAÇUZ

 

Propriedades antiácidas e antiespasmódicas, auxilia no sistema digestivo e melhora as funções biliares. Contribui para atuação adequada do aparelho gástrico, reduzindo a acidez estomacal. Além disso, os compostos derivados de alcaçuz podem aumentar a concentração de prostaglandinas no sistema digestivo que promovem a secreção de muco a partir do estômago, bem como produzir novas células na mucosa do estômago. Seus princípios ativos se devem a presença de Saponinas e flavonoides.

 

ALECRIM

 

É rico em minerais como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do alecrim é digestivo e sudorífero, o que alivia os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado. Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicadas para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.

 

HORTELÃ

 

A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.

 

Uma das principais utilizações do chá de hortelã é para diminuir gases intestinais, tratar-se de um ótimo remédio caseiro para flatulência, pois esta planta medicinal possui propriedades anti-espasmódicas, diminuindo os movimentos  do intestino e evitando a formação dos gases e a dor. 

 

Para fazer o chá de hortelã, basta colocar 3 colheres de folhas secas de hortelão em 250 ml de água fervente e tampar durante 5 minutos, coar e beber o chá entre 2 a 4 vezes ao longo do dia.

 

FITOTERAPIA PARA GASES

 

      ERVA DOCE 

 

Erva doce funcho finocchio, ajuda a reduzir os gases, o inchaço e melhora a digestão.

 

Conta com o ácido málico, que melhora as funções digestivas do estômago através do fornecimento de hidrogênio suficiente para a acidificação do estômago.

 

O ácido málico pode ser usado para melhorar as funções digestivas do estômago através do fornecimento de hidrogênio suficiente para a acidificação do estômago. Uma baixa produção de ácido clorídrico (ácido gástrico) é uma condição muito comum e potencialmente grave, chamada hipocloridria, que pode resultar em inúmeras condições de saúde e deficiências de nutrientes. Vários nutrientes minerais são dependentes de quantidades adequadas de ácido clorídrico, incluindo o cálcio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, manganês e selênio.

 

Coloque uma colher de chá de sementes de erva-doce e 250 ml de água em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver por dois minutos. Coe e beba normalmente.

ANIZ ESTRELADO

 

Com benefícios contra gases, fungos e no tratamento de problemas respiratórios.  diuréticas, anti-inflamatórias e fungicidas. Por isso, pode ser usado para combater os gases intestinais e para auxiliar no tratamento de doença. As partes usadas do Anis-estrelado são os seus frutos, para fazer óleos, tinturas e chás. O chá pode ser preparado da seguinte forma:

Ingredientes

·         2 estrelas de Anis-estrelado;

·         1 L de água.

 

FITOTERAPIA HEPATOPROTETORA

CARDO-MARIANO (SILYBUM MARIANUM)

 

Fornece silimarina, flavonoides como o β-sitosterol e ácidos gordos ómega-6 e 9. Útil em condições inflamatórias do fígado, como na esteatose hepática e na cirrose. Apresenta um efeito antioxidante, podendo contribuir para a proteção contra várias toxinas.

 

A alcachofra (Cynara scolymus) é uma planta de origem mediterrânea rica em propriedades capazes de tratar dores e incômodos estomacais; desconfortos que surgem após a refeição; má-digestão; funcionamento biliar; e altas taxas de colesterol no sangue. Além disso, ela também diminui a absorção das gorduras no corpo como o colesterol e facilitar trânsito gastrointestinal.

DENTE-DE-LEÃO (TARAXACUM OFFICINALE)

 

Possui polifenóis, triterpenos, inulina, mucilagem e constituintes amargos. Os extratos à base de folhas favorecem o fluxo de bílis e apresentam um efeito diurético.

 

CURCUMA (CURCUMA LONGA)

 

Curcumina e é indicada para reduzir os sintomas de desconforto digestivo associado ao mau funcionamento da vesícula. Adequada em casos de hepatites e na prevenção de níveis elevados de colesterol. Apresenta uma ação anti-inflamatória.                  

BOLDO

 

Boldo, que possui propriedades benéficas para o fígado, ajudando em seu funcionamento. Quando ingerido antes das refeições, auxilia na digestão e nas funções do aparelho digestivo.


O chá de boldo é a primeira opção para quando temos dor no estômago. Isso porque um de seus componentes é o cineol, um óleo essencial que tem a capacidade de proteger a mucosa do estômago. Consuma o chá de boldo três vezes ao dia, após a refeição. Não consuma o boldo por mais de quatro semanas consecutivas.

 

FITOTERAPIA NA HIPOCLORIDRIASE

 

GENGIBRE

 

Esta raiz revigorante é uma opção fantástica de remédio para ajudar com Refluxo Ácido. Mastigar gengibre descascado, beber Chá de Gengibre ou usar pastilhas de gengibre terá grandes benefícios para saúde. Além disso, O Gengibre estimula o sistema digestivo a produzir mais enzimas e secretar mais bile para uma melhor digestão.

 

Alimentos que não está devidamente discriminado durante a digestão pode causar indigestão; por esta razão, as enzimas podem ser extremamente benéficos.

 

Chá de gengibre: Coloque uma xícara de água e uma colher de chá de gengibre picado e leve ao fogo por dez minutos. Coe e beba. Tome três vezes ao dia. Evite se estiver grávida ou se tiver pressão alta.

VINAGRE DE MAÇÃ

 

Uma das causas de Refluxo Ácido é uma quantidade em excesso de acidez no estômago. O excesso de acidez no estômago podem ser causada pela ingestão de uma dieta rica em alimentos com açúcar, pois o açúcar é o ácido-formando. Beber de 1 à 3 colheres de sopa por dia de Vinagre de Maçã, podem ajudar a reduzir a quantidade de acidez no estômago.

 

Pode parecer contraintuitivo em se beber algo que gosto e “ácido”, enquanto já há excesso de ácido no estômago: no entanto, o vinagre de maçã é alcalinizantes, porque o corpo não precisa produzir muito ácido do estômago para digeri-lo. Isto significa que ele pode neutralizar a acidez. O vinagre de maçã quando bebido antes das refeições também ajuda a iniciar o processo de digestão para uma melhor repartição dos alimentos e uma melhor absorção.

Por último, o vinagre de maçã contém enzimas que ajudam na digestão. Melhor digestão pode ajudar a prevenir o Refluxo Ácido.

LIMÃO

 

Um dos muitos benefícios do Limão é a sua capacidade em ajudar a eliminar o Refluxo Ácido. O Limão, como o vinagre de maçã, também são alcalinizantes, apesar do gosto azedo. Desta forma, limões também ajudam a neutralizar a acidez no estômago. Tente beber uma colher de sopa de suco de limão espremido na hora cerca de 10 minutos antes de uma refeição podem ajudar a prevenir o Refluxo Ácido.

 

O suco de limão também pode ajudar Refluxo Ácido já existente, simplesmente ao se beber uma colher de sopa de suco de limão na parte da manhã antes de acorda, uma antes do almoço e outra antes do jantar.

 

ALOE VERA

 

Esta poderosa planta tem uma grande variedade de usos e benefícios para saúde. Aloe vera é muito benéfica em casos de Refluxo Ácido, porque ele pode acalmar o tecido irritado e combater a inflamação. Aloe vera também ajuda na digestão, é recomendado usa Aloe vera com suco, tire um pequeno pedaço e Misture com um pouco de suco de laranja ou de outra fruta no café da manhã.

Esta mistura pode ajudar a evitar o Refluxo Ácido e também pode ser utilizada para aliviar os sintomas existentes, tais como a irritação do esófago e inflamado. A parte externa das folhas da Aloe vera contêm um poderoso laxante, por isso não deixe de usar-la.

 

Outras infusões que podem ser utilizadas:

Dente-de-leão, erva-doce, hortelã e  erva-cidreira.

 

ENZIMAS DIGESTIVAS

 

Alimentos ricos em enzimas, como o Abacaxi, e mamão  não só podem ajudar com Refluxo Ácido, mas também ajudá-lo a melhorar a digestão e perder peso de forma saudável. As enzimas são compostos que ajudam com a repartição dos alimentos. Isto é importante para que os nutrientes podem ser absorvidos e utilizados.

FITOTERAPIA NA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

SENE

 

Está entre os ingredientes laxantes mais conhecidos e frequentemente usados em chás. A planta contém compostos chamados glicosídeos, que estimulam o sistema digestivo. Isso pode ter efeito laxativo.

 

HORTELÃ-PIMENTA

 

Seu chá é um remédio natural popular para problemas digestivos. O efeito calmante do mentol da hortelã-pimenta pode ajudar a relaxar uma dor de estômago, enquanto move as fezes pelos intestinos.

 

CHÁ-PRETO, CHÁ-VERDE E CAFÉ

 

Chás estimulantes e café também têm efeito laxante por conterem naturalmente cafeína, um estimulante que acelera os movimentos intestinais em muitas pessoas.

 

 SALSA

 

A salsa é uma erva comum que pode ajudar com distúrbios digestivos. Um chá que inclua folhas ou sementes da planta pode ajudar a aliviar a constipação leve.

 

 

RUIBARBO

 

É conhecido por ser digestivo, laxante e adstringente, colaborando para a digestão das gorduras. 

 

CÁSCARA SAGRADA

 

 que melhora o fluxo da secreção do pâncreas, do estômago e do fígado, contribuindo para a digestão dos alimentos e a eliminação de substâncias que prejudicam esse processo e não são úteis ao corpo.

 

Texto elaborado pela nutricionista: Dra. Roseli Lomele Rossi - CRN 2084                                                                  

Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “TPM: viva melhor com alimentação e controle”, "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Nenhum comentário: