O pêssego é uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C e K e é boa fonte de pectina. O pêssego também tem baixo valor calórico e é rico em antioxidantes, importante para combater os radicais livres. Além disso, em menores quantidades no pêssego, aparecem a vitamina B5 e o ferro.
As nectarinas tem aparência semelhante a do pêssego, porém são mais doces. São fontes razoavelmente ricas de betacaroteno e potássio. Fornecem quantidades moderadas de vitamina C e também são ricas em pectina, uma fibra solúvel, que auxilia no combate a diarreia, aumenta a saciedade e ajuda no controle da glicemia.
Ao comprar, prefira os pêssegos de casca firme, mas não dura, de coloração de fundo creme ou amarelo-avermelhada. Evite os frutos verdes. A melhor época para comprar o pêssego nacional é em novembro e dezembro. Já o importado é encontrado nos meses de dezembro, fevereiro e março.
As nectarinas devem ter coloração de fundo amarelo ou laranja (e não verde) entre as áreas vermelhas. Quando maduras cedem se pressionadas suavemente e têm cores vivas e polpa macia. Os melhores meses para compra são janeiro, março e dezembro para importada e novembro e dezembro para a nacional.
Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci
Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.
Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.
Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário