sexta-feira, 3 de março de 2023

Linhaça: Semente Cheia de Benefícios

 


Você sabia que a linhaça é a semente da planta do linho? O linho é uma planta originária da Ásia, mas que hoje é disseminada em todo o mundo. Os primeiros relatos do seu uso têm mais de 7.000 anos, na Mesopotâmia. Já era, naquela época, muito utilizado na confecção de tecidos, cordas, para tratar ferimentos e como alimento.

A linhaça é uma semente oleaginosa, reconhecida atualmente como um alimento funcional de alto valor - um "superalimento" - com muitos benefícios à saúde. É a mais rica fonte vegetal de ômega 3, além de ser também uma ótima fonte de proteínas, lipídeos e fibras solúveis. Contém, ainda, ácido alfa-linolênico e lignana, com benefícios relacionados ao câncer de mama, próstata e cólon, diabetes, lúpus, perda óssea, doenças hepáticas, renais e cardiovasculares.

Além dos benefícios à saúde, tanto a linhaça dourada quanto a marrom são também muito versáteis: podem ser usadas em todas as refeições e consumidas tanto in natura, quanto acompanhando frutas, saladas, iogurtes, acrescentadas a sucos, sopas, massas de bolos e biscoitos, pães, entre outros.

Os grãos da linhaça possuem celulose em sua casca, o que pode dificultar a digestão. Por isso, o ideal é consumi-la sempre triturada.

A farinha de linhaça também é uma opção prática e saudável, que pode facilmente substituir as farinhas industrializadas. E a partir de linhaça também se produz o óleo, que pode ser usado para temperar saladas, no preparo de pratos, ou pode ser ingerido como suplemento alimentar, em forma de cápsulas.

Consulte seu nutricionista para inserir a linhaça em sua rotina alimentar nas quantidades certas e assegurar-se de não possuir alergia ao alimento. A linhaça é, sem dúvida, uma semente incrível, que pode ser uma deliciosa novidade na sua alimentação, agregando muitas vantagens às suas refeições e também à sua saúde.

#linhaça #sementedelinhaça #alimentofuncional #oleodelinhaça #alimentaçaosaudavel

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: