O azeite de oliva é um produto completamente natural, super saudável e encontrado em mesas de todo o mundo. É uma unanimidade, recomendada por nutricionistas e profissionais de saúde.
É carinhosamente chamado de "ouro líquido" pelos países do Mediterrâneo - não por seu valor econômico, mas por seus efeitos positivos à saúde.
Seus benefícios começam pela forma como é feito, que permanece a mesma desde a antiguidade. O azeite extravirgem é produzido sem qualquer tratamento químico. É o sumo puro da azeitona, totalmente natural, que pode substituir outras gorduras que você usa para cozinhar ou temperar seus pratos - desde que, como qualquer outro alimento, seja consumido com moderação e bom senso.
O azeite de oliva extravirgem é uma ótima fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres. É uma "gordura do bem": possui cerca de 80% de gordura monoinsaturada, que ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL).
É também um alimento funcional, que contém ômegas 6, 9 e ácido oleico, que auxiliam na absorção de vitaminas e favorecem a imunidade. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, previne doenças cardíacas, reduz o risco de diabetes, protege o cérebro e melhora os sintomas de artrite reumatoide.
Porém, tenha em mente que os azeites não são todos iguais. Os efeitos benéficos do azeite de oliva são relacionados à sua quantidade de ácido oleico e de polifenóis (antioxidantes naturais), que dependem de fatores como a variedade das azeitonas e seu teor de maturação. A melhor opção é o azeite extravirgem. Sempre que possível, opte por ele.
Experimente também os azeites com sabores diferentes, que variam de acordo com a acidez e o solo em que a oliveira foi plantada. Alguns podem ser mais doces, amendoados e até frutados. Há também os azeites aromatizados com especiarias, trufados, entre outros.
Não é exagero dizer que o azeite de oliva é "ouro líquido": ele é mesmo muito valioso nas suas receitas e precioso para a sua saúde!
#azeiteextravirgem #azeitedeverdade #ouroliquido #azeitedeoliva #alimentosfuncionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário