segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Mastigação: Uma Grande Aliada da Digestão

 

Mastigar corretamente os alimentos é um hábito muito importante, por vários motivos.

Primeiro, porque é na mastigação que se faz a quebra dos alimentos em pedaços menores, o que facilita o processo da digestão e, consequentemente, a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Não mastigar adequadamente geralmente é um sinal de que você come rápido demais. Porém, alimentos mal mastigados podem gerar uma sobrecarga, que torna menos eficiente o processo digestório, causando problemas como indigestão, azia, dor e distensão abdominal, excesso de gases, refluxo, gastrite e constipação.

Além disso, um processo digestório menos eficiente pode também afetar a absorção de nutrientes, causando deficiências nutricionais e até comprometendo a saúde a longo prazo.

A boa mastigação oferece também outro benefício importante: ela ajuda no controle do apetite. É durante a mastigação que começa a liberação de hormônios ligados à sensação de saciedade. Mastigar bem, portanto, ajuda a evitar excessos na alimentação e, consequentemente, o ganho de peso.

Procure dedicar um tempo para mastigar corretamente, fazendo movimentos lentos e repetitivos com os dentes, até que os alimentos estejam bem triturados e prontos para serem engolidos.

Tenha em mente, também, que a boa mastigação ajuda você a apreciar com mais calma o ato de comer, dedicando atenção aos sabores e texturas de cada alimento.

É, sem dúvida, uma forma de prestar mais atenção ao prazer de se alimentar, sem necessariamente aumentar a quantidade do que você come, nem fazer "no piloto automático" algo que é tão fundamental (e gostoso) para você e para sua saúde.

#mastigação #comacominteligencia #mastigacaosaudavel #saudeintegral #tenhaumnutricionista

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: