segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Pele Saudável



A alimentação é fundamental para a estética facial e corporal. Algumas pesquisas estão mostrando que, a alimentação saudável e equilibrada e o consumo de alguns alimentos específicos podem contribuir na elasticidade, hidratação e firmeza da pele, prevenindo o surgimento de rugas. Alguns componentes presentes em certos alimentos possuem a função de manutenção de uma pele saudável, pois neutralizam os efeitos maléficos dos radicais livres, moléculas formadas no nosso organismo que danificam nossas células e aceleram o processo de envelhecimento além de outros  processos degenerativos.

A seguir estão algumas dicas de como combater a oleosidade, e onde encontrar os nutrientes que auxiliam na hidratação e/ou melhora da saúde da pele:

Acne e Oleosidade

Muitos acreditam que a relação da acne e da oleosidade com a alimentação seja um mito, isso não é verdade. Alguns alimentos podem contribuir para o agravamento da acne e da oleosidade, tais como:

Alimentos com alto índice glicêmico: balas, doces, massas, pois são ricos em açúcar e são apontados como  agravantes do quadro de acne.

Alimentos que ajudam a combater acne e oleosidade: peixes como atum e sardinha, pois são fontes de ácido graxo ômega-3 que possui ação anti-inflamatória. Frutas e vegetais, principalmente com cores amarela e laranja, por serem fontes de beta-caroteno são potentes antioxidantes,que contribuem para prevenir a oleosidade e a acne. 

Vitaminas e Pele

Vitamina A: A vitamina A, contribui para o desenvolvimento e  manutenção da saúde da pele.  Sua deficiência acarreta alterações na textura da pele como descamação e ressecamento. Fontes: Couve, Cenoura, Espinafre, Fígado Bovino, Manga.

Vitamina E (tocoferol): é capaz de combater radicais livres melhorando as paredes dos vasos sanguíneos na pele,  tornando-os mais irrigados. Alguns estudos demonstram que ela possui a capacidade de melhorar os sinais de fotoenvelhecimento (envelhecimento causado pela exposição à luz, natural ou não). Também melhora a espessura, rugosidade e descamação cutânea da pele. Fontes: Óleos vegetais (soja, palma, amendoim, milho, cártamo, girassol), amêndoas, abacate, tomate, milho.

Vitamina C: está presente em vários alimentos, como a amora, uvas roxas, morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cenoura e vegetais verde-escuros. Além de possuir função antioxidante, este nutriente é fundamental na produção de colágeno, a proteína que mantém a pele saudável e bonita, pois ela melhora as paredes dos vasos sanguíneos da nossa pele, tornando-a mais irrigada. Fontes de vitamina C: Acerola, Laranja, Tangerina, Morango, Limão,  Kiwi, goiaba, pimentão, rúcula, tomate, alface.

Função Intestinal e Pele

O intestino é o órgão responsável pela digestão e absorção de nutrientes o qual também realiza a eliminação de toxinas, dentre outras funções.  Se o  nosso intestino não está funcionando bem, seja constipado (“preso”) ou com diarreia, ocorre um desequilíbrio, que pode ser refletido na saúde da pele. Alguns nutrientes podem deixar de ser absorvidos, ocasionando carências nutricionais que podem resultar em pele seca e a eliminação de toxinas pode não ocorrer. Em contra partida, se possuímos uma regularidade intestinal essa eliminação é facilitada, proporcionando uma pele mais saudável.

Lembre-se sempre, que a pele precisa estar bem hidratada, logo é fundamental uma ingestão média de 2 litros de água por dia, bem como a ingestão de frutas ou suco de frutas ao longo do dia.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Barankevicz, GB. Tenha uma pele bonita alimentando-se com saúde. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 12/10/2017.


Nenhum comentário: