segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Bebidas Energéticas



Há algumas décadas atrás, as bebidas energéticas viraram moda, principalmente entre os praticantes de atividade física, que consomem esses produtos como forma de ganhar energia necessária para realizar o treino. Contudo, é preciso ficar alerta em relação à composição nutricional e a ação no organismo, pois quando o consumo excede a necessidade pode desencadear problemas de saúde.

A indústria alimentícia lançou essas bebidas energéticas para diversas finalidades, entre elas, aumentar a resistência, estimular o metabolismo e evitar o sono. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) faz distinção entre os termos: bebidas energéticas e bebidas para o praticante de atividade física, porém a cafeína e a grande quantidade de carboidratos são as principais semelhanças entre essas bebidas. Embora tenham ações benéficas ao metabolismo, esses dois componentes podem desencadear sérios danos ao organismo.

De acordo com uma publicação do Instituto Adolfo Lutz, a cafeína, um estimulante natural do sistema nervoso central, pode levar ao aumento dos batimentos cardíacos e do metabolismo, dependendo da quantidade e da tolerância do organismo. O Scientific Committee on Food (SCF) alerta sobre o risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares por efeito da cafeína, principalmente por pessoas predispostas a arritmias cardíacas. O consumo dessa substância também é desaconselhável para hipertensos por elevar a pressão arterial. Mesmo com outros efeitos positivos em pessoas que fazem atividade física, o uso exagerado pode levar à desidratação, pois a cafeína exerce efeito diurético e, lógico, consumir com frequência pode alterar o sono, etapa fundamental para a recuperação muscular após o exercício físico. 




Já o excesso de carboidratos simples presentes nos dois tipos de bebidas pode inicialmente aumentar a disposição, visto que é fonte de energia de absorção rápida, mas em longo prazo pode estimular a liberação de insulina e levar à resistência à ação do hormônio. Além disso, já é consenso que o consumo exagerado de carboidratos simples predispõe a pessoa ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade e diabetes.

Portanto, nada de exagerar na dose! Não utilize essas bebidas como única forma de ter disposição para treinar. Recupere seu organismo com uma alimentação equilibrada e uma revigorante noite de sono, você vai perceber que seu corpo sentirá mais disposição e será muito mais fácil executar o treino.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Vamos falar sobre as bebidas energéticas. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 06/10/2017.

Nenhum comentário: