quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Dia Mundial da Obesidade



A obesidade já é considerada um problema de abrangência mundial, pois atinge milhares de pessoas e predispõe o organismo a várias doenças graves, como as doenças cardiovasculares, renais, digestivas, diabetes, problemas hepáticos e ortopédicos e morte prematura. Sabe-se ainda que a incidência dessas doenças torna-se quatro vezes maior entre as mulheres e duas vezes maior entre os homens obesos, quando comparado a indivíduos não obesos.

A decisão de comer e a escolha de determinados alimentos para compor uma refeição varia de indivíduo para indivíduo e de acordo com cada situação apresentada. As diferenças individuais na apreciação e no desejo pelos alimentos desenvolvem-se ao longo da vida condicionadas a diferentes experiências e atitudes relativas aos alimentos. Há vários atributos internos e externos envolvidos nesse processo. Os estímulos sensoriais (atributo externo) e a fome (atributo interno) não são os únicos fatores que podem desencadear o desejo por comida e orientar a escolha dos alimentos a serem ingeridos. O desejo por alimentos e a sua ingestão propriamente dita são resultados de interações entre características fisiológicas e psicológicas.

De fato, as dificuldades com o controle de peso parecem mais propriamente refletir problemas com atributos do alimento e motivações para comer do que com o prazer que o alimento proporciona. Paradoxalmente, pessoas muito preocupadas com o peso e a ingestão de alimentos parecem ser particularmente suscetíveis aos pensamentos, emoções e situações que promovem o seu consumo excessivo.

O objetivo do tratamento do paciente obeso é alcançar um controle metabólico em que se atinjam níveis sanguíneos normais, ou próximos da normalidade, de glicose, triglicerídeos, colesterol total e frações, ácido úrico, insulina e a melhoria de problemas osteoarticulares, psicológicos, entre outros. Tais objetivos podem ser alcançados com uma discreta ou moderada perda de peso, em torno de 5% a 10% do peso inicial.

O tratamento da obesidade envolve mudança de estilo de vida. E para isso, precisamos de tempo, ou seja, as pessoas que precisam emagrecer devem seguir não uma dieta restritiva e sim, fazer uma reeducação alimentar, corrigindo os hábitos alimentares errados, um dos fatores responsáveis pelo aumento de peso. Novos hábitos são adquiridos com prática no dia a dia.

É preciso também praticar exercícios físicos regularmente e procurar ser mais ativo no dia a dia. Dormir bem é fundamental.

Reeducação alimentar é uma alimentação que contém todos os grupos de alimentos considerados “saudáveis” e também os “não saudáveis”. No dia a dia, consumir frutas, verduras, legumes, grãos integrais, castanhas, carnes magras, leite e derivados magros. Doces, frituras e guloseimas também podem fazer parte desta alimentação, desde que consumidos com moderação.

O importante é que as pessoas tenham prazer ao se alimentar ao invés de culpa.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Beyruti, M; Bressan, R. Obesidade se previne com dieta? Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – ABESO. Disponível em: www.abeso.org.br Acessado em: 08/10/2017.

Souza, AGMR; Magnoni, D; Kovacs, C; Santos, MJ. Ciências da Saúde no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia: volume Nutrição. 1 ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.

Valverde, MA. Obesidade e Programa de Controle de Peso. In: Aquino, RC; Philippi, ST. Nutrição clínica: estudos de casos comentados. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

Nenhum comentário: