quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Prevenção Cardiovascular



A doença cardiovascular é a principal causa de mortalidade em nível global, e estima-se que ainda continuará sendo a maior causa de óbito em países em desenvolvimento. Entre os fatores de maior risco, a dieta inadequada tem um papel importante, pois diversos estudos demonstram a relação entre o consumo de gorduras e o desenvolvimento da doença cardiovascular, pelo início da placa aterosclerótica.

Na aterosclerose ocorre obstrução parcial ou total do vaso levando a um quadro de isquemia, que é a principal causa de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), acidentes vasculares encefálicos (AVE) e de gangrena nas extremidades.

Os fatores de risco para as doenças cardiovasculares e a doença arterial coronariana podem estar associados à idade, correndo maior risco homens com idade superior a 45 anos e mulheres com idade superior a 55 anos; histórico da doença na família; presença de dislipidemias, que são os níveis de lipídios sanguíneos aumentados, tais como colesterol total e frações (HDL e LDL) e triglicérides; ser tabagista ou fazer uso contínuo de bebidas alcoólicas; sofrer de hipertensão arterial sistêmica; diabetes mellitus; falta de atividade física; sedentarismo; obesidade; estresse; consumo elevado de gorduras saturadas e trans e sódio.

As estratégias necessárias para se alcançar um nível ótimo de saúde cardiovascular são:

● Dieta Saudável;

● Atividade Física (aos menos 30 minutos diários em intensidade moderada);

● Evitar o consumo de tabaco;

● Ausência de sobrepeso (IMC < 25kg/m²);

● Colesterol total < 190mg/dl;

● Lipoproteína de alta densidade (HDL > 40mg/dl);

● Lipoproteína de baixa densidade (LDL < 130mg/dl);

● Triglicérides < 175mg/dl;

● Circunferência Abdominal: Homens (≤ 94cm); Mulheres (≤ 80cm);

● Pressão Arterial: < 130/80mmHg.

Alimentos na Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Aveia: contém β-glucana que contribui na redução do colesterol total e do LDL-colesterol quando consumida em forma de farelo de aveia (4 colheres de sopa/dia = 40g) ou como farinha de aveia (4 colheres de sopa/dia = 60g). 



Peixes: com alto teor de ácidos graxos ômega 3, como salmão, atum, sardinha, cavala, truta: contribuem na redução dos triglicerídeos, do risco de doenças cardíacas e do infarto agudo do miocárdio, com o consumo de 2 porções na semana.

Soja: rica em proteína de origem vegetal, contribui na redução do colesterol total e do LDL-colesterol, com o consumo diário de leite de soja (5 copos/dia = 980ml), grão de soja (1 concha = 148g), proteína texturizada de soja (1 porção de 50g), queijo de soja (7 fatias grossas = 357g) ou hambúrguer de soja (1 porção grande = 125g).

Suco de uva: contém polifenois como o resveratrol, que contribui na redução do risco de doença arterial coronariana com o consumo de 1 a 2 copos/dia (= 240 a 470ml/dia). O vinho, embora contenha essas substâncias, por ser uma bebida alcoólica, deve ser tomado apenas quando liberado pelo médico ou nutricionista.

Alho: contém produtos sulfurados que contribuem na redução do colesterol total e do LDL-colesterol com o consumo de 1 dente de alho por dia.

O tratamento dietoterápico visa melhorar os fatores de risco para doença arterial coronariana pelo controle de peso, níveis lipídicos, pressão arterial e glicemia e promoção da reeducação nutricional. A atividade física deve ser prescrita pelo médico e executada com o acompanhamento de um educador físico.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017. Arq Bras Cardiol 2017; v.109 (2Supl.1); p: 1-76.

Dia Mundial do Coração. Cartilha informativa. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: www.prevencao.cardiol.br

Kamimura MA, Baxmann A, Sampaio LR, Cuppari L. Avaliação Nutricional. In: Cuppari L. Nutrição clínica no adulto. 2.ed. Barueri: Manole, 2005. P. 89-127.

Martins, BT; Basílio, MC; Silva, MA. Nutrição aplicada e alimentação saudável. 1. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.

Souza, AGMR; Magnoni, D; Kovacs, C; Santos, MJ. Ciências da Saúde no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia: volume Nutrição. 1 ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.

Nenhum comentário: