quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Azeitonas




As azeitonas são frutos de uma árvore chamada Oliveira (Olea europaea L.), originária da Grécia. Tanto as azeitonas pretas e verdes, podem ser colhidas desta mesma árvore. O seu fruto, a azeitona, não pode ser consumido na sua forma natural, devido ao seu amargor, necessitando de sofrer transformações que o tornem palatável, sendo assim, as azeitonas verde e preta recebem tratamentos diferenciados, antes de chegarem em nossas mesas.

As azeitonas verdes são resultado de frutos que ainda não estão maduros, contém mais óleo e um sabor menos adocicado. Em seu processamento são retiradas as impurezas como folhas e ramos e para eliminar o sabor amargo, elas são cozidas e mantidas em salmouras, onde as frutas ficam entre de 6 a 12 meses até atingirem as características desejadas. São fermentadas e conferidas para serem separadas de acordo com seu tamanho. 

Já as azeitonas pretas são frutos que já alcançaram um grau superior de amadurecimento, porém, algumas azeitonas verdes ganham coloração preta, por meio dos processos de produção e tratamento em que são submetidas. A parte de processamento das azeitonas pretas é bem semelhante ao das verdes, no entanto, a fase de fermentação e salmoura pode durar até 02 meses, e somente após esta fase, as azeitonas são classificadas de acordo com seus tipos. Em seguida, passam por um novo processo chamado oxidação que vai eliminar o sabor amargo e também lhe conferir o tom negro.

Após todas estas etapas, as azeitonas estão prontas para serem conferidas e embaladas, para assim estarem disponíveis!
Da azeitona podem obter-se diversos produtos, sendo o principal o azeite, sendo assim, os benefícios de comer azeitona são os mesmos que temos ao ingerir azeite de oliva. Elas ajudam o equilíbrio do sistema cardiovascular, reduz o colesterol ruim (por serem ricas em gorduras monoinsaturadas), evitam o entupimento das artérias (por serem ricas em flavonas, que são fortes antioxidantes), reduzem os riscos de AVC, previne trombose (por ter ação anticoagulante), reduz a pressão arterial (por facilitar a circulação sanguínea), ajuda a prevenir câncer de mama (devido às gorduras monoinsaturadas), melhora a memória e proteger contra o retardamento mental. Também possuem fibras vegetais, são ricas em sais minerais como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, magnésio e sódio, e em vitaminas como a niacina, riboflavina, tiamina, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina E e carotenoides. 

Em contrapartida um dos problemas de se comer azeitona, é justamente o excesso de sal que estas contêm, o sal está sempre presente no processo de maturação e conservação. Portanto, é desaconselhável o consumo de azeitonas em excesso.

Por fim, podemos concluir que as azeitonas pretas, amadurecidas no pé, são mais saudáveis do que as verdes, tanto pelo excesso de sal, quanto pelos produtos químicos utilizados no processo de maturação das azeitonas verdes. Vale ressaltar que o consumo em excesso de qualquer tipo de azeitona é prejudicial para a saúde.



 Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: