sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Alimentação na Praia



Milho verde, pastel, espetinho de camarão frito, caldinho de feijão, sorvete, chá mate, cocada, empada... A lista de alimentos comercializados nas praias brasileiras é enorme. Mas é seguro consumir esses produtos, com origem desconhecida e conservação duvidosa? E como evitar a desidratação sob o sol e calor?

A temperatura dos alimentos é um bom sinal da qualidade do produto vendido, assim como o seguimento das regras de armazenamento e preparo de cada tipo de alimento. Verifique a higiene do local onde os alimentos são comercializados, assim como o cheiro e o gosto do alimento. Observe se os alimentos estão com boa aparência e odor adequados. Caso fique em dúvida, não coma.

Os cuidados com a conservação também devem ser observados com a comida levada para praia. Evite levar alimentos que estraguem fora de refrigeração. Recipientes térmicos ou com bastante gelo podem ajudar a manter a temperatura dos alimentos frescos, mas possuem um tempo limitado e variável de conservação. O cuidado deve ser redobrado com o que é oferecido às crianças e idosos.

Também é importante observar o aspecto e a higiene pessoal do vendedor: unhas limpas e aparadas, cabelo preso com touca e uniforme limpo são características importantes.

Alerta: frutos do mar

Frutos do mar em geral, como o camarão, possuem um alto risco de contaminação por serem alimentos ricos em água, que mesmo submetidos à temperatura na hora do preparo, podem facilmente ser contaminados.

O armazenamento na temperatura incorreta somado à ação do calor e exposição ao sol pode levar a uma multiplicação de microrganismos e prejudicar a saúde dos indivíduos. Um dos principais problemas registrados em hospitais do litoral durante o verão é a gastroenterite, infecção intestinal que pode provocar diarreia e vômito.

Mate sua sede

A água de coco é um ótimo repositor hídrico durante o período de calor, atividade física intensa ou mesmo para ser utilizada em casos de desidratação. Além de possuir baixo valor calórico ela proporciona uma forma rápida de hidratação ao organismo.

Porém, como qualquer bebida, ela pode ser contaminada pelo gelo fabricado com água imprópria para o consumo. 



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Lima, TEC. Cuidados com os alimentos vendidos na praia. Hospital Israelita Albert Einstein. Disponível em: www.einstein.br Acessado em: 12/10/2017.

Nenhum comentário: