domingo, 26 de novembro de 2017

Dieta Detox Funciona?



A dieta detox é mais uma das inúmeras dietas milagrosas que circulam por aí. Ela promete eliminar toxinas do corpo, promover a saúde e ajudar na perda de peso. E realmente leva à perda de peso, como qualquer dieta com restrição de calorias. Porém, como elimina muitos alimentos, sugerindo basicamente o consumo de sopas, sucos e água por alguns dias, pode ser perigosa.

Toxinas são substâncias que podem ser originadas dentro do corpo: provenientes de bactérias ou como produto do metabolismo; ou podem vir de fora: medicamentos, metais pesados, produtos químicos (herbicidas, pesticidas, inseticidas, etc.). No entanto, nosso organismo é uma “máquina” muito inteligente. Ele tem mecanismos para eliminar as toxinas através do fígado, dos rins, do intestino, da pele e dos pulmões. Nosso corpo é programado para isso.

Quando estudamos o “sistema” de detoxificação – a maioria dos estudos foi realizada com animais – percebemos que antioxidantes, fibras, proteínas e gorduras “boas” trazem benefícios. Ou seja, nada que uma alimentação saudável contendo antioxidantes e fibras provenientes de verduras e legumes, proteínas com baixo teor de gordura saturada (aquela que em excesso pode trazer risco cardiovascular) e gorduras “boas” (aquelas que se consumidas com moderação protegem o coração) não dê conta.

Enfim, consumir alimentos ricos em açúcar, gordura ou sódio com moderação não prejudica a saúde nem exige uma dieta detox para compensar seus efeitos.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Bressan, R. Dieta Detox Funciona? Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO. Disponível em: www.abeso.org.br Acessado em: 20/11/2017.

Nenhum comentário: