quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Macarrão



No Brasil, a introdução da massa em nossos hábitos alimentares coube aos imigrantes italianos, principalmente na região Sul. O crescente interesse fez surgir pequenas fábricas de massa no país, tendo sempre como mão de obra, a família italiana. Sendo uma produção básica, de baixo volume e bem caseira, até começar a surgir as primeiras indústrias de fabricação de massas alimentícias, possuindo nos dias atuais modernas máquinas de fabricação.

Sendo assim, o macarrão é um tipo de massa alimentícia de diversos formatos, em que se incluem os penne, ravioli e dentre outros. É um alimento que faz parte do almoço em família, do jantar com os amigos e também do dia a dia. A massa pode ser feita de diversas maneiras como por exemplo, espaguete de abobrinha, cenoura, pupunha, chuchu entre outros.

O macarrão é reconhecido como um alimento que reúne baixas concentrações de sódio, gordura e colesterol. É rico em carboidratos, que nos traz energia para as atividades diárias. A sua versão integral colabora para prolongar a sensação de saciedade e mantêm os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição.

Em 100 gramas do alimento cozido encontram-se 158kcal, 5,80g de proteína, 0,93g de lipídios, 30,86g de carboidratos, 1,80 de fibras e 1,00g de sódio.

Seguem algumas receitas de preparações dos principais molhos para acompanhamentos das massas:

Molho branco light

Ingredientes:
2 colheres de sopa de requeijão light
140ml de iogurte desnatado
½ colher (chá) de sal
Noz moscada a gosto
Pimenta do reino a gosto
Manjericão fresco a gosto

Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, exceto o manjericão. Mexa o creme
até obter uma mistura mais consistente. Sirva em seguida ainda quente com as
folhas de manjericão por cima, se preferir.

Molho de cenoura e beterraba

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 cenouras
½ beterraba grande
½ cebola picada
2 dentes de alho picado
1 colher (chá) de vinagre de maçã
3 copos de água
1 colher (sobremesa) de orégano seco
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
Sal
½ xícara manjericão fresco picado
Manjericão fresco para finalizar

Modo de preparo:
Descasque as cenouras e a beterraba e corte em cubos médios. Aqueça uma frigideira com azeite de oliva, coloque a cebola e refogue até ficar transparente, adicione o alho, a cenoura e a beterraba, refogue rapidamente.

Acrescente a água, o louro, o orégano, o vinagre, o shoyu, um pouco de sal, o manjericão e tampe a panela. Cozinhe em fogo baixo até que a cenoura e a beterraba estejam macias, leva aproximadamente 30 minutos. Se necessário acrescente mais água.
Bata a mistura no liquidificador ou processador até obter um molho encorpado.
Coloque o molho em uma panela, volte ao fogo por 5 minutos, ajuste o sal, coloque a noz-moscada e sirva.

Molho de tomate caseiro 

Ingredientes:
2 tomates italianos bem maduros;
1 dente de alho amassado;
1 cebola pequena picada em pequenos pedaços;
1 colher de sopa de azeite;
Sal a gosto;
Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
Lave bem os tomates, corte-os em pedaços e leve ao liquidificador para obter um molho espesso e diluir todos os pedaços. Na panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar, adicione um pouco de sal e então coloque o molho de tomate. Adicione a pimenta do reino. Misture bem em fogo baixo e deixe meio tampado até que comece a borbulhar um pouco e sirva em seguida com a massa da preferência. 



Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.






Nenhum comentário: