quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Frutas Secas



As frutas secas são frutas in natura que tiveram seu conteúdo de água reduzido por processos de desidratação, seja por secagem natural (exposição ao calor do sol) ou artificial (câmaras de ar, vapor, estufas, fornos etc..). A desidratação tem por objetivo interromper o processo natural de deterioração biológica, atividades bacterianas, transformação enzimática e oxidação, preservando suas principais características como: cor, aroma, sabor e textura. E ainda, potencializa o sabor da fruta, além de aumentar sua doçura, já que o açúcar natural fica mais concentrado pela ausência de água.
Como exemplo de frutas secas, podemos citar: damasco, uva, banana, ameixa, figo, tâmaras, entre outras. Estas frutas se destacam dentre os produtos processados porque têm uma vida útil mais longa, são mais práticas de carregar e concentram praticamente as mesmas vitaminas e minerais, além de terem ainda mais fibras do que sua versão natural. No entanto, alguns nutrientes sensíveis a altas temperaturas são perdidos como a vitamina C e as do complexo B, sendo assim, ocorre a necessidade de se combinar frutas "in natura" com as secas.
De maneira geral, as frutas secas repõem nutrientes minerais como ferro, zinco, potássio e vitaminas. Também ajudam a prevenir e amenizar algumas doenças, ajudam a diminuir o risco de câncer de esôfago, pulmão, cólon ou de estômago: isso devido aos altos níveis de antioxidantes presentes nos alimentos; previne doenças cardíacas: a alta quantidade de antioxidantes, aliados aos minerais e vitaminas, ajudam a reduzir a probabilidade de doenças cardíacas; melhoram o funcionamento do intestino: fontes ricas em fibra, as frutas secas ajudam a flora intestinal e retardam a digestão, aumentando a sensação de saciedade ajudando na dieta. As fibras também são essências para reduzir o colesterol e favorecer a microflora do cólon, além de reduzir os níveis de glicose e insulina e fortalecem e protegem os ossos: principalmente contra a osteoporose, frutas como a ameixa ajudam a deixar os ossos mais fortes graças a sua enorme quantidade de cálcio, magnésio, boro e vitamina K.
Vale ressaltar, que o consumo de frutas secas deve ser moderado pois dependendo da fruta, o valor calórico pode até triplicar. No caso da ameixa seca, 100g tem 255 calorias, já a ameixa fruta as calorias caem para 75; a tâmara fresca tem 177 calorias e a tâmara desidratada chega a 316 calorias. 

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: