terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Somatotipo



Cada pessoa tem um DNA diferente, isso significa que somos 7 bilhões de seres, diferentes uns dos outros. Também quer dizer que a genética é um fator determinante no desenvolvimento de uma pessoa. Pensando por esse ponto de vista, se somos seres únicos, possivelmente o que funciona para um indivíduo não funciona para o outro. Isso vale para dietas, assim como para atividades físicas. Um bom exemplo é uma pessoa magra, com pouca tendência de acumular gordura, que provavelmente terá dificuldade em se tornar musculosa, por mais tempo que ela treine.

Foi pensando nesse conceito que o fisiologista norte-americano William Sheldon criou a técnica da somatotipia. trata-se de um método para classificação corporal, que divide a estrutura física do ser humano em três condições diferenciadas: a endomorfia, a mesomorfia e a ectomorfia. Com essa divisão é possível identificar características e necessidades particulares, para propor o melhor tipo de exercício, por exemplo.

Atualmente há várias aplicações para a somototipia, que pode ajudar a detectar novos talentos no esporte, assim como na prática clínica para ajudar a escolher o melhor tratamento a ser aplicado no paciente. Com esses dados é possível estabelecer um programa de alimentação e de treinamento individualizado que trará resultados mais eficazes e de forma mais rápida, pois se respeita a capacidade física e metabólica do indivíduo.

Endomorfo: Geralmente está acima do peso e possui grande quantidade de gordura corporal. Se for realizado um exame de sangue é possível observar uma redução nos níveis de testosterona e um aumento nos níveis de estradiol. Há ainda um quadro de síndrome metabólica, com resistência à insulina e processo inflamatório, com possíveis quadros de doenças autoimunes. O estresse oxidativo elevado também é uma característica dessa condição, o que nos mostra que a atividade física “aeróbia” não é a mais indicada para a perda de peso, pois poderia agravar essa situação.

Mesomorfo: É o somatotipo mais desejado, pois revela uma pessoa com grande potencial para ganhar massa muscular. Assim, além de ser uma condição importante nos esportes, é uma característica excelente para quem deseja perder gordura corporal, pois com o aumento da massa muscular, eleva-se o metabolismo e assim o gasto calórico.

Ectomorfo: A pessoa com características ectomórficas apresenta uma condição física bem peculiar, trata-se de um indivíduo alto, longilíneo e muito agitado, excelente para atividades aeróbias, de resistência, mas com pouca capacidade de ganhar massa muscular. 



Cada vez mais a ciência vem nos dando embasamento para a necessidade de se respeitar as individualidades de cada um. Assim, o que pode ser bom para uma pessoa, não necessariamente é para outra. Desta forma, ao conseguirmos descobrir as reais necessidades de cada organismo, tanto nutricionais, quanto emocionais, mentais, espirituais e físicas, conseguimos oferecer o melhor tratamento, a melhor intervenção, para equilibrar novamente o corpo, por meio dos ajustes metabólicos e hormonais, para proporcionar uma condição ótima de saúde para o nosso paciente.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Exercício certo para a pessoa certa. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 11/12/2017.



Nenhum comentário: