segunda-feira, 11 de junho de 2018

Gripes e Resfriados


As gripes são infecções respiratórias altamente contagiosas causadas por vírus, sendo que o mais comum é conhecido com o nome de influenza. Esse vírus é um especialista na arte de mudar de identidade. De três em três anos, ou em período ainda menor, ele modifica a sua estrutura proteica e acaba deixando os nossos anticorpos totalmente confusos. Dezenas de vírus da gripe foram identificados, mas, infelizmente, desenvolver imunidade para um determinado tipo de vírus não nos protege dos demais. Por isso, cada temporada de gripe é diferente e é por esse motivo que constantemente são produzidas novas vacinas contra os tipos predominantes dos vírus existentes.

Grande parte das pessoas pega um resfriado 2 ou 3 vezes por ano. Entre as crianças, a chance é ainda maior, de 6 a 8 episódios por ano. Geralmente, a doença não é complicada e de 4 a 7 dias o indivíduo recupera-se totalmente. Entretanto, em alguns casos podem existir complicações que vão desde uma infecção no ouvido (otite) ou nas vias respiratórias (sinusite) até uma doença mais grave, a pneumonia.

As gripes e resfriados se espalham quando os vírus são liberados no ar pela tosse e pelo espirro ou quando são transferidos para superfícies por meio de contato. Estudos mostram que o vírus do resfriado torna-se ativo a temperaturas corporais ligeiramente abaixo de 37°C. Por isso, a crença popular de que ficar exposto por muito tempo a correntes de ar pode levar à gripe, parece ter sentido. Isso porque essas correntes podem fazer com que a temperatura corporal diminua ligeiramente, o suficiente para ativar o vírus do resfriado que já estava em nossas vias respiratórias aguardando o momento propício para entrar em ação.

Ao entrar em ação, o vírus ataca as células que revestem o aparelho respiratório, que reage aumentando a produção de muco constituído por glóbulos brancos, que vão tentar combater o avanço do mal. O muco protege e limpa as vias aéreas, mas muitas vezes o vírus pode driblá-lo e avançar livremente até os pulmões, onde causa uma inflamação, levando à pneumonia.

Papel da Dieta na Prevenção da Gripe

Uma boa alimentação pode ajudar a prevenir gripes e resfriados. Mas, se você já está com os sintomas, saiba que se alimentar bem pode encurtar a duração e tratar os sinais da gripe. A alimentação saudável fortalece nosso sistema imunológico e cria defesas orgânicas para combater o vírus: frutas, verduras, legumes, grãos (cereais e leguminosas), carnes magras, peixes e aves sem pele, ovos (3 por semana), leite e derivados, de preferência com pouca gordura, fazem parte da alimentação recomendada para quem quer evitar os transtornos causados pela gripe.

Um prato saudável e nutritivo e que pode ajudar na recuperação do doente nos dias frios é a famosa canja de galinha, muito receitada pelas nossas avós em casos de gripe, de resfriados e de outras infecções respiratórias. A ciência já comprovou que dois elementos presentes nesse prato podem fazer bem para quem está tentando se livrar do resfriado: o calor e um aminoácido presente na carne da galinha. Há tempos já se sabe que líquidos quentes ajudam na expectoração, pois colaboram para aumentar o movimento dos cílios pulmonares e, por consequência, do muco. A temperatura não é a única responsável pela ação benéfica da canja, há também um aminoácido chamado cisteína liberado quando a carne de galinha é cozida e que tem a capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso. A cisteína agiria da mesma forma que a acetilcisteína, um princípio ativo usado na formulação de medicamentos para descongestionar os pulmões. 



Quanto à vitamina C, a ciência ainda não conseguiu provar que megadoses dessa vitamina são capazes de prevenir e curar os resfriados. Entretanto, sabe-se que ela tem um efeito anti-histamínico e, portanto, poderá ajudar a reduzir os sintomas. Por isso, use e abuse das frutas ricas nessa vitamina como a acerola, laranja, limão entre outros.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Salgado, JM. Alimentos inteligentes: saiba como obter mais saúde por meio da alimentação. 1 ed. São Paulo: Prestígio, 2005.

Nenhum comentário: