segunda-feira, 18 de junho de 2018

Dicas Para Saúde Intestinal


Prebióticos são ingredientes alimentares formados por polissacarídeos não digeríveis pelo nosso organismo. É um ingrediente especializado que influencia bactérias específicas. Possui efeito favorável para flora intestinal do hospedeiro, pois estimula seletivamente o crescimento das bactérias benéficas presentes no cólon, via fermentação. Para um melhor entendimento, uma breve explicação do que é a fermentação: trata-se de um processo pelo qual bactérias anaeróbias, transformam matéria orgânica em outros produtos, este processo ocorre no intestino, mais precisamente no cólon.

Os produtos que são formados através da fermentação geram metabólitos que auxiliam na saúde do intestino que reflete como um todo em nossa qualidade de vida.

São exemplos de prebióticos: inulina (encontrada na chicória, cebola, alho), fruto-oligossacarídeos (FOS) (chicória, aveia, cebola, beterraba), lactulose (leite), xilo-oligossacarídeos e galacto-oligossacarídeos (GOS) (leite), isomalto-oligossacarídeos (amido), estaquiose e lactosucrose (leite),  gentio-oligossacarídeos, ciclodextrinas, malto-oligossacarídeos e glicosiolsucrose (amido), isomaltulose/palatinose e rafinose (beterraba).
FOS de cadeia curta é recomendado em doses de 3 a 5 g ao dia. Já a inulina de cadeia curta e longa é recomendada na dose de 8 a 10 g ao dia. O amido resistente (encontrado na farinha de banana verde) é recomendado num total de 20 g/dia, porém ao ser ingerido numa quantidade de 2,5 a 5 g/dia já apresenta efeito prebiótico.  

Os efeitos adversos do consumo exagerado de prebióticos são: diarreia, flatulência, cólicas, inchaço, e distensão abdominal.

Quanto aos simbióticos, estes são produtos que têm prebióticos juntamente com probióticos, exemplos destes são os leite fermentados. Assim como os prebióticos, os simbióticos também auxiliam no aumento da solubilidade e da absorção de minerais, aumento na expressão de cálcio, melhora da saúde do intestino, estimulação da defesa imune, modulação óssea, estabilização da flora intestinal, entre outros.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Cardoso, AG. Dicas para a saúde do seu intestino. ? Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 17/06/2018.

Douglas, LC.; Sanders, ME. Perspectives  in  Practice Probiotics  and  Prebiotics  in  Dietetics  Practice. Journal of the American Dietetic Association; 108(3): 510-521, 2008.

Mussatto, SI; Mancilha, IM. Non-digestible oligosaccharides: A review Carbohydrate Polymers; 68: 587-597, 2007.

Nenhum comentário: