quarta-feira, 6 de junho de 2018

Psyllium


Psyllium é uma fonte de fibra natural feita a partir das cascas de sementes da planta chamada Plantago ovata, nativa da Índia e do Paquistão. Contem 70% de fibra solúvel e 30% insolúvel.

Muito usada como complemento de fibras na dieta, pois ajuda a melhorar funcionamento intestinal, combatendo a constipação, hemorroidas e fissura anal. Trabalhos já mostraram que o consumo da fibra ajuda a controlar glicemia (muito útil pra diabéticos), diminuir colesterol e triglicérides, e ajudar no controle da hipertensão.

Alguns trabalhos mostram que de 7-9 gramas de psyllium ao dia, associado com probióticos, foi seguro e efetivo para ajudar no tratamento de pacientes com doença celíaca. Entretanto, alguns outros resultados mostram que alguns pacientes tem uma piora nos sintomas. Por isso, vale a pena consultar seu médico e nutricionista antes do consumo, ok?

O psyllium em pó pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, em lojas online e até em farmácias, e geralmente se encontra em cápsulas e em pó mesmo.

Essa fibra é a queridinha de quem faz preparações sem glúten, pois como tem a propriedade de absorver umidade, melhora textura, elasticidade da massa e mantém as receitas mais macias e úmidas por mais tempo.

Quando misturado com água, a fibra vira um gel, com aspecto de cola, e já testei receitas sem a fibra e com goma xantana, e achei o resultado mais interessante com o psyllium mesmo.

Mas se quiser substituir, já encontrei recomendações de associar uma colher de chá de goma xantana para 1 colher de sopa bem cheia de psyllium. Outra recomendação é usar o gel de linhaça + goma xantana.

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: