quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Cálcio na Gestação


Uma dieta balanceada interfere diretamente no crescimento e no desenvolvimento adequado do feto. O cálcio é um exemplo de mineral essencial nesse estágio da vida da mulher. É importante saber quais alimentos podem fornecer esse nutriente, mas o fundamental é saber quanto comer para atingir as recomendações. Portanto, se você está grávida ou conhece uma futura mamãe leia, compartilhe essas informações e ajude a manter a saúde de ambos!

As modificações hormonais presentes na gestação promovem ajustes no metabolismo do cálcio, incluindo aumento da sua taxa de utilização pelos ossos, diminuição do processo de reabsorção óssea e acréscimo da absorção intestinal. Esses ajustes permitem que o organismo aumente o aproveitamento do cálcio ingerido durante esse período.

Durante as 40 semanas gestacionais, o feto acumula 30g de cálcio, sendo a maior parte obtida no último trimestre, em que 300mg/dia são transportados diariamente para o feto pela circulação placentária. Gestantes multíparas com baixa ingestão de cálcio podem desenvolver ostemomalacia clínica e dar à luz a bebês com menor densidade óssea.

As recomendações para gestantes são maiores que para mulheres adultas em geral, visto que o feto acumula cerca de 30g de cálcio, principalmente, no último trimestre. De acordo com a National Academy of Sciences mulheres adultas devem consumir 1.000 mg de cálcio todos os dias e para as futuras mamães adolescentes a recomendação aumenta para 1.300 mg/dia já que nessa fase a gestante também está em formação. Esses valores podem ser obtidos pela ingestão de dois copos de leite, 30g de queijo e 150g de iogurte.

Os vegetais e feijões são considerados como fontes de cálcio porém, é preciso lembrar que sua biodisponibilidade é menor, e é necessário que as porções consumidas diariamente sejam relevantes para contribuírem com porcentagem razoável em relação à prescrição. A suplementação com cálcio no valor de 2g foi associada ao menor risco do distúrbio de hipertensão específico da gravidez (DHEG) e à diminuição dos valores da pressão arterial em gestantes hipertensas. A contraindicação para o uso clínico dessa prática é o risco de nefrolitíase.

As cãibras nas pernas foram algumas vezes, associadas à deficiência ou a distúrbios do metabolismo do cálcio. Um estudo com suplementação de cálcio (2g/dia) durante três semanas revelou melhora na incidência de cãibras em gestantes quando comparada com o grupo placebo, que utilizou 2g de ácido ascórbico.

A necessidade de manter os níveis adequados de cálcio é importante para preservar a massa óssea e dentária. Durante a gravidez, momento em que as necessidades aumentam, o mineral previne perda de massa óssea, em casos mais graves osteopenia, e auxilia na formação do esqueleto do feto. Para atingir as recomendações elaboramos uma lista de alimentos e suas respectivas quantidades em uma porção média. Que tal inclui-los na sua dieta e reduzir os riscos de carência nessa fase tão importante da vida?

Quantidade de cálcio em 100 gramas de alimentos:

Leite em pó (30g) = 272,7mg
Leite integral = 1 copo (240 ml) = 295mg
Leite semidesnatado = 1 xícara (200 ml) = 293 mg
Leite desnatado= 1 copo (240 ml) = 322mg
Iogurte natural = 1 potinho (220 gramas) =275 mg
Ricota= 1 fatia grossa (45g) = 40,5 mg
Queijo minas = 1 fatia media = 137 mg
Queijo fresco = 2 pedaços (56g) = 324mg
Tofu = 2 pedaços (56g) = 45 mg
Espinafre cozido = 1 xicara = 245 mg
Amêndoas= 12 unidades =37 mg
Sardinha assada 2 unidades (50g) = 219


As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Ingestão de cálcio na gestação é fundamental para o bebê. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 04/12/2018.

Recomendações Nutricionais Para Gestantes. Vitolo, MR. Nutrição: da Gestação à Adolescência. 1 ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2003; p.36-37.

Nenhum comentário: