quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Verão e Hidratação


Água é vida

Com a chegada do verão, festas do final de ano, o nosso corpo precisa de mais cuidados, e considerando que ele é composto por mais da metade de água, fica fácil entender que teremos que hidratá-lo. Claro, a água é a melhor opção para reposição hídrica, mas temos outras opções, principalmente para as pessoas que insistem em passar horas sem beber água. Mas, lembre-se: a água tem zero calorias e qualquer outra bebida utilizada para substitui-la terá calorias.

Água

É vital para a nossa saúde, pois mantém o organismo em funcionamento. Além da hidratação, a água ajuda a digerir e absorver alimentos com mais facilidade e participa de todos os processos metabólicos. A água também regula a temperatura, reduz infecções, auxilia a desinchar o corpo e desintoxica.

Água de coco

Além de refrescante e deliciosa, é rica em sais minerais. É considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais minerais perdidos através do suor, principalmente nos dias quentes e durante a prática de atividades físicas.

 Frutas

Tem como componente importante a água. Além serem fontes de vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes, fornecem fibras, ajudam na saciedade e previnem problemas cardiovasculares. Aproveite as frutas da estação, são mais frescas e com preços mais acessíveis.

Sucos de Frutas

A hidratação à base de sucos frescos de frutas e hortaliças oferece ao nosso corpo grande parte das vitaminas e sais minerais. Fruta, verdura ou legume, independentemente da receita da bebida, a água é presença constante. Que tal essa receitinha abaixo?

Suco Refrescante

2 folhas de couve
1 maçã grande com casca
½ xícara de suco de limão
3 xícaras de água gelada
Adoçante a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva em seguida.

Chás gelados

Uma alternativa para hidratação é optar pelos chás gelados. Eles têm todos os benefícios da bebida quente e, com poder de refrescar. Ótima pedida para o verão.

Veja essa ideia de chá gelado:

4 saquinhos de qualquer chá de sua preferência (laranja, capim, limão, hortelã, etc.)
1 copo de água
Fatias de laranjas e limões e hortelã
Água e adoçante a gosto
Ferva 1 copo de água e entorne dentro de um copo ou jarra refratária. Ponha os saquinhos de chá e deixe em infusão por no máximo 5 minutos. Mais tempo do que 4 ou 5 minutos e alguns tipos de chá deixam um gosto amargo no líquido.

Retire os saquinhos de chá e deixe o chá forte esfriar a temperatura ambiente. Quando esse chá forte estiver em temperatura ambiente, ponha numa jarra grande, e adicione água até estar diluído o suficiente para o seu paladar. Acrescente fatias de laranja e limão (com casca), e leve à geladeira para esfriar. Na hora de servir, junte folhas de hortelã, adoce se necessário e acrescente gelo!

 Picolés

Os picolés de fruta podem ser uma forma de matar a sede, principalmente em dias muito quentes. Prefira os picolés à base de frutas, sem adição de açúcar.  Mas, cuidado: diferente da água eles têm calorias, portanto não abuse!

 Bebidas isotônicas

As bebidas isotônicas foram elaboradas para repor líquidos e sais minerais liberados pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar o desempenho na atividade física.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Verão e hidratação. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 18/12/2018.


Nenhum comentário: