quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Ceia de Natal


As ceias de Natal e Ano Novo vem se aproximando e, todo ano a cena se repete.
A maioria das pessoas que se cuidaram durante todo ano, esperam estas datas para poderem comerem e beberem " à vontade ", sem a mínima preocupação com o saudável, a quantidade, o horário e as calorias. Agora imagina quem nem durante o ano já não tem esta preocupação ?? Aí sim, a orgia alimentar é maior  ainda!!
Penso que o verdadeiro significado destas datas, acaba por muito esquecidas, dada  a máxima importância para o que vão comer e o que vai ter nas ceias!
Entendo que são datas importantes e que a comida, a mesa bem decorada faz parte de todo respeito e comemoração do Natal e de um Ano Novo, e que também a alimentação esta muito ligada ao prazer, mas também que não é preciso exagerar tanto !!
Pois não só a saúde será comprometida, mas como a ressacada do dia seguinte. Provavelmente, o organismo dependendo da sobrecarga que houve de alimentos e considerando as individualidades irá precisar de dias para se recompor. Aí em seguida vem outra ceia!
Para evitar que haja estes excessos, segue algumas dicas nutricionais para a Ceia:
Bebidas: As bebidas alcoólicas, em geral, são bastante calóricas, já que o álcool oferece 7 Kcal/g. Mas se for consumir, uma boa dica é optar por 1 taça de vinho tinto, pois além do teor de álcool não ser tão elevado quando comparado a outras bebidas, possui também uma substância antioxidante denominada resveratrol, que previne o envelhecimento precoce, reduz o LDL-colesterol e reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Para reduzir ainda mais o teor alcoólico e tornar a bebida mais saborosa, é interessante misturá-lo a sucos de frutas, água de coco ou água mineral com gás. Ou  melhor  é optar por drinques não alcoólicos.
Aperitivos: Prefira salgadinhos assados (evite frituras); patês à base de azeites, cottage, ou ricota, atum, frango, grão de bico, abacate, misturada com ervas (Ex: manjericão, orégano, salsinha, etc.) e vegetais (Ex: cenoura, berinjela, cebola, etc.), servidos em torradinhas ou pães integrais.
Entradas: Para o preparo do tradicional salpicão, substitua a maionese por molho à base  iogurte natural desnatado ,  limão, mostarda e azeite, adicione frango,  salmão, tofu, grão de bico, ervilhas, atum que possuem baixo teor de gorduras , legumes diversos , guarneça com  variedade de folhas.
Pratos Principais: As melhores opções de prato principal  para ceia são: peru, chester ou peixes, que podem serem assadas ou cozidas. Ao final, para deixá-la mais suculenta, pode-se espessar seu próprio molho e derramar por cima. Para torná-las ainda mais saborosas e visualmente atrativas, é interessante agregar ao prato frutas in natura típicas do natal como, por exemplo, o abacaxi ou cerejas e frutas desidratadas como ameixa preta seca e o damasco seco.
Guarnição: O arroz, de preferência integral ou enriquecido com oleaginosas, a farofa de quinua e sementes e cremes também são ótimas opções de acompanhamentos quando combinado com vegetais e frutas.
Sobremesas: As sobremesas podem ser compostas por mousses, tortas e bolos feitos à base de  frutas.


CEIA TRADICIONAL X CEIA SAUDÁVEL

CEIA TRADICIONAL

6 fatias de Salames
2 unds de Queijo Provolone
4 Azeitonas pretas
20 Amendoins torrados
2 colheres de sopa de Maionese
2 fatias de Lombo  Assado com Maçã
2 colheres de sopa de Farofa de Mandioca c/ 1 fatia de Bacon
2 unds. de Canelone de Carne com molho branco e parmesão
1 fatia fina de Panetone
1 metade de Pêssego em Calda
2 taças de Champagne
 
Alto teor:   
Ideal:                
Baixo teor: 

Valor Calórico
Carboidratos
Proteínas
Gorduras
2.500 cal
145 gr
119 gr
140 gr

25 %
21 %
54 %
     Recomendações          50 – 60 %                15 – 20 %                 25 – 30%

CEIA SAUDÁVEL

2 Canapés de Queijo com Nozes
Mix de vegetais: ½ tubete de Palmito, ¼ de Pepino, 4 un. Tomates Cerejinha ao Azeite e Orégano
½ prato de mesa de Folhas Verdes com 2 c. sopa de Salpicão Crocante de Castanha de Cajú
1 porção grande de Salmão ao Gergelim
2 c. sopa de Arroz integral com Abacaxi
1 taça de Salada de Frutas c/ Calda de Iogurte
1 taça de Vinho Tinto

Alto teor:   
Ideal:                
Baixo teor: 

Valor Calórico
Carboidratos
Proteínas
Gorduras
635  cal
65 gr
40 gr
17 gr

50 %
25 %
25 %
    Recomendações          50 – 60 %                 15 – 20 %                 25 – 30%
Calorias da ceia tradicional – calorias da ceia Saudável =
2.500 cal – 635 cal =  Economia de 1865 calorias


Texto elaborado por: Dra. Roseli Lomele Rossi - CRN 2084 

 Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição. 

Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. 

É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: