sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Pimenta


A pimenta já está classificada como um alimento funcional, ou seja, além de ser usada como um alimento ela atua na prevenção de algumas doenças tais como, o câncer, através da ação da capsaicina que inibe o crescimento de células que geram o tumor na próstata, pâncreas e esôfago. Enxaqueca, devido à presença de analgésicos naturais, a endorfina.  Depressão e enxaqueca, através da ação adrenalina e noradrelina liberados após sua ingestão. Esses hormônios estão associados ao estado de alerta e ânimo da pessoa.  Pressão alta, suas propriedades vasos dilatadoras ajudam a controlar a pressão arterial, sendo eficaz também contra a aterosclerose e doenças cardíacas.

As pimentas apresentam em sua composição elevadas quantidades de vitamina A, E e C, ácido fólico e zinco, bioflavonoides e pigmentos vegetais carotenoides, como o licopeno e betacaroteno. Além disso, são capazes de armazenar potássio e apresentam níveis quase nulos de colesterol.

Porém, a substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que apresenta as propriedades benéficas à saúde: a capsaicina. Ela é encontrada nas sementes e membranas desses frutos e apresenta natureza lipídica. (gordurosa). Ou seja, a capsaicina, componente responsável pelo ardor da pimenta, é uma substância apolar, por tanto se dissolve melhor em substâncias apolares. Por exemplo, o leite integral é rico em gordura que é apolar. Tomando leite você estará diluindo a capsaicina e assim aliviando a sensação de ardência. Vale lembrar que tomar água não resolve, pois é uma substância polar. Não ocorrerá a dissolução da capsaicina, a água ajudará a espalhá-la por toda a língua aumentando o efeito de ardor. 

Alguns estudos verificaram que o consumo regular de capsaicina encontrada na pimenta atua no sistema nervoso central, influenciando a liberação de colecistocinina; hormônio que estimula a secreção de enzimas e envia mensagens ao cérebro e ao aparelho digestivo com a informação de que o corpo já está saciado. Além disso ocorre um  aumento na liberação das catecolaminas (noradrenalina e adrenalina,),provocando  como consequência a diminuição do apetite e redução da  ingestão de calorias, proteínas e gorduras nas refeições seguintes.Finalmente ocorre a liberação das endorfinas, que por responsáveis pela sensação de bem estar e saciedade. Outro efeito do aumento de endorfinas no organismo é a estimulação do sistema nervoso simpático, acarretando aumento da liberação de catecolaminas, que atua diretamente na diminuição do apetite e, consequentemente, na ingestão de calorias. Em uma linguagem mais simples, pode-se dizer que, ao ingerir a capsaicina, há ativação dos receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria “pegando fogo”. Tal informação gera, imediatamente, uma resposta do cérebro, que induz o corpo a reagir a esse dano aparente: você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de refrescá-lo. O aumento de endorfinas ocorre nesse estágio, e permanecem por um período considerável em seu organismo, provocando uma sensação de bem-estar e saciedade.

Só a pimenta ardida tem esse efeito ou qualquer pimenta?

Todas as pimentas do gênero Capsicum (pimenta malagueta, jalapeño, tabasco, páprica e chili) contêm as substâncias naturais capsaicina que produzem a sensação de queimação na boca, lacrimação dos olhos e até mesmo suor. Essa quantidade pode variar de acordo com a espécie de pimenta, o que explica a diferença de “ardência” desses alimentos. Além da disso, mesmo as pimentas que não provocam essa a sensação de pungência ao serem ingeridas, possui níveis consideráveis de vitaminas e minerais, fazendo dela um alimento que auxilia na prevenção de males a saúde. Como as pimentas são consumidas mais como condimentos, a preocupação das pessoas é com o sabor, o aroma e a aparência das pimentas e não com suas propriedades nutricionais. Para que se aproveite ao máximo os nutrientes deste vegetal, o ideal é consumi-lo in natura, cru, adicionando-o em pequenas quantidades às refeições. 



Além dos benefícios já citados, estudos realizados com pimenta relatam que as substâncias desses vegetais também melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. A capsaicina ainda impede a coagulação do sangue, evita trombose, alivia a congestão nasal, apresenta ação hipocolesterolêmica, auxilia em tratamentos de sinusite e atua contra a bactéria Helicobacter pylori, envolvida na formação de gastrites e úlceras estomacais. Esse composto também apresenta características antioxidantes, que auxiliam na redução do risco de doenças crônicas, como câncer de próstata, catarata, mal de Alzheimer e diabetes. As capsaicinas presentes na pimenta também possuem efeito carminativo (antiflatulência) e estimulam a circulação de sangue no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas, evitando hemorragias e aumentando a resistência física, causada pela liberação de endorfinas já citada. A sensação resultante do aumento de endorfinas no organismo ainda atua na elevação do humor e de bem-estar, o que pode ser explorado em casos de pessoas que apresentem quadros depressivos.   

A pimenta é perigosa para quem tem hipertensão?

Pelo contrário, o composto responsável pela sensação de ardor tem propriedades vaso dilatadoras e auxiliam na produção de óxido nítrico – molécula que auxilia na proteção de inflamações dos vasos sanguíneos.

Quanto devo comer?

Não há estudos ou recomendações sobre o consumo máximo que uma pessoa deve ingerir de pimenta por dia. Mas como todo alimento funcional, seu consumo deve ser regular, para que os benefícios que os compostos presentes nesse vegetal apresentem os resultados esperados. Alguns trabalhos realizados em ratos mostraram que a ingestão do equivalente a dez pimentas, três vezes na semana resultou numa diminuição de 80% das células cancerosas. Alguns especialistas indicam que 5 gramas por dia de pimenta é considerada uma quantidade aceitável de ingestão. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Santana, ATMC. Pimentas: a ardência que promove saúde. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 13/12/2018.

Nenhum comentário: