quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Fome ou Só Vontade de Comer?

 


Fome e vontade de comer são coisas bem distintas - e é fundamental que você as reconheça, para que possa manter hábitos saudáveis, evitando refeições desnecessárias.

Existe a fome orgânica (ou fisiológica) e a fome emocional. Com atenção, cuidado e autoconhecimento, é possível perceber a diferença entre elas bem claramente.

A fome fisiológica é o sinal que recebemos do corpo para recarregarmos os estoques energéticos e os nutrientes. Ela nunca surge repentinamente, pelo contrário, vem de forma gradativa, despertando o desejo de uma refeição completa - e não de um petisco qualquer.

Já a fome emocional é diferente. Nosso cérebro relaciona a comida ao prazer e bem-estar. Por isso, é natural que, em momentos difíceis, busque "abastecer-se" em busca de algum prazer, mesmo sem necessidade real. É nessas horas que surge a fome emocional, geralmente com reações desmedidas e exageradas.

Petiscos, alimentos doces e carboidratos em geral, são os primeiros que vêm à mente nesses momentos. Por mais que você esteja fisiologicamente alimentado, a fome emocional leva você a desejar mais e mais alimentos, sentindo dificuldade para parar. É comum que isso se manifeste em fases de estresse e ansiedade - e, depois de saciada a fome emocional, pode ainda surgir o sentimento de culpa.

Quando perceber que está sentindo fome emocional, procure outros tipos de prazeres! Quem sabe um passeio, um encontro, uma atividade esportiva ou qualquer coisa que gere alegria! Ser mais saudável ajuda, inclusive, a reduzir a sensação de estresse.

Permita-se recorrer a um petisco de vez em quando. Não há problema. Mas, ao detectar que a fome emocional está muito frequente, avalie a possibilidade de ter um acompanhamento psicológico, para ajudar você a lidar melhor com suas emoções, sem transformar a comida em uma válvula de escape.

A alimentação deve ser sempre equilibrada, visando a manutenção da saúde. A criação de uma rotina alimentar de qualidade ajuda a evitar deslizes e a melhorar muitos aspectos da sua vida, não só físicos, mas também emocionais.

#fomeouvontadedecomer #nutricaofuncional #alimentacaofuncional #fomeemocional #nutricaocomportamental

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: