sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Alho: Natural e Cheio de Segredos

 

O alho é consumido como alimento há mais de 6 mil anos. Embora sua origem seja incerta, a hipótese mais provável é que seu consumo tenha começado na Ásia Central, na região da Sibéria, e de lá tenha se espalhado pelo mundo. Dizem até que o alho era oferecido aos escravos que construíram as pirâmides do Egito, para que tivessem mais força e resistência.

O alho é um bulbo (estruturas subterrâneas formadas por folhas modificadas), com propriedades nutricionais importantes. Quando esmagado, o alho libera alicina, substância que confere seu odor característico e que é a principal responsável por seus benefícios.

Procure ingerir 1 dente de alho fresco por dia. O "segredo" é amassar ou picar o alho e deixá-lo descansar por 10 minutos, antes do consumo. Isso aumenta a quantidade de alicina disponível. Você pode usá-lo como tempero em saladas, molhos, patês, carnes, massas e até chás.

O alho promove dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e ajudando a reduzir a pressão arterial. Previne também a formação de coágulos (o que evita o surgimento de trombose), reduz o colesterol total e triglicérides do sangue, combate radicais livres e infecções.

É rico em potássio, cálcio, magnésio e em compostos sulfurados, que têm ação antimicrobiana, dificultando a proliferação de bactérias, vírus e fungos. É ótimo para eliminar toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, sendo muito útil também para complementar o tratamento de infecções por vermes.

Mas será que é possível evitar o mau hálito causado pelo alho? É sim! Muito simples: mastigue um pouco de salsa fresca ao comer o alho cru. Isto evitará que você fique com aquele hálito característico após ingerir alho fresco. 👍

Consuma alho como parte de uma alimentação saudável e equilibrada, para colher os benefícios que há milênios fazem deste um alimento presente na alimentação de povos no mundo todo! 🧄

#beneficiosdoalho #alhoésaúde #alhonatural #alhocru #nutriçãofuncional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: